Durante décadas criticou-se a forma tradicional de ensino e novas metodologias foram introduzidas, embora, muito ainda se espera quanto à dinamização do ensino. Como pedagogo e professor, creio que deve-se unir o útil ao agradável e menosprezar o "velho amor". Pensando nisso, resolvi publicar alguns trabalhos visando contribuir com o aquele que tanto quer ver algo diferente e que possa ajudar a "fazer a diferença".
domingo, 30 de outubro de 2011
ORAÇÃO, SUJEITO E PREDICADO
ORAÇÃO, SUJEITO E PREDICADO
Veja esta oração:
O rei ama a rainha
A oração é formada por palavras que encerram um sentido completo. Não há oração sem verbo.
Uma ou várias orações formam um período.
Um período pode ser simples ou composto.
Período Simples
• O período simples é formado por uma só oração.
Exemplo: o rei casou-se com a rainha.
Período Composto
• O período composto é formado por mais de uma oração.
Exemplo: O rei casou-se com a rainha, ama sua filha e vive feliz.
Nesse exemplo, há três verbos e, portanto, três orações.
As orações são formadas por sujeito e predicado.
O rei enfrentou mil perigos.
↓ ↓
Sujeito predicado
Esta frase é uma oração. Portanto, tem sujeito e predicado.
Sujeito
Sujeito é o ser que pratica a ação, é i ser do qual dizemos alguma coisa.
Para acharmos o sujeito de uma oração, geralmente perguntamos ao verbo: quem?
Quem enfrentou mil perigos?
O rei → sujeito.
Núcleo do sujeito
Núcleo do sujeito é o substantivo ou pronome que o forma. Não consideramos os artigos, os adjetivos, etc.
No caso da oração acima, o núcleo do sujeito é “rei” .
Sujeito simples
O sujeito é simples quando possui apenas um núcleo.
Exemplo: O rei enfrentou mil perigos.
↓
núcleo do sujeito
Sujeito simples: o rei
Núcleo do sujeito: rei
Sujeito composto
o sujeito é composto quando possui mais de um núcleo.
Exemplo: O rei e a rainha enfrentaram mil perigos.
↓ ↓
núcleo núcleo
Sujeito composto: o rei e a rainha.
Núcleos do sujeito: rei, rainha.
Predicado
Predicado é tudo aquilo que declaramos sobre o sujeito da oração.
Tirando o sujeito da oração, o que sobre é o predicado.
No predicado, sempre há verbo.
Para acharmos o predicado, geralmente perguntamos ao sujeito: o que?
A resposta é o predicado.
O que fez o rei?
Enfrentou mil perigos → predicado.
Exercitando o que você aprendeu:
1) Sublinhe o sujeito da oração e circule o predicado:
a) O rei derrotou os monstros.
Sujeito: _______________________
Predicado: ______________________________
b) Nós conhecemos histórias antigas.
Sujeito: __________________________
Predicado: ________________________
c) Eles tinham saúde.
Sujeito: __________________
Predicado: ______________________________________
d) Eu e meus colegas aprendemos a lição de hoje.
Sujeito: _________________
Predicado: ______________________________
e) Candinho e Naná não são nada bobos.
Sujeito: ________________
Predicado: ___________________________
f) Nilson Doido é muito bom de violão e outros instrumentos de corda.
Sujeito: _________________
Predicado: ____________________________________________.
g) O Candim, o Naná, o Doreto e a Maria pandá, são apelidos que eu e meus irmãos recebemos.
Sujeito: ______________________________________________.
Predicado: ____________________________________________.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
SIMULADO DE MATEMATICA PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)
No mês de agosto aconteceu em Tucuruí mais uma festa do calendário cultural da cidade o Festival do Tucunaré.
Observe na tabela o valor arrecadado por algumas barracas que estavam atendendo ao público que lá visitou nos três dias de festival:
1- Agora responda:
a) Qual foi o valor arrecadado pelas barracas no total?
R= _______________________________________
b) O valor arrecadado pela barraca APAE será dividido entre 5 pessoas. Quanto ficará para cada uma?
R=_______________________________________________________________________
c) Multiplique o número arrecadado pela barraca ARCO ÍRIS por 23 e encontre o resultado.
R= ______________________________________________________________________
d) Calcule a diferença no valor arrecadado entre a barraca que arrecadou mais e a barraca que menos arrecadou no festival.
R=________________________________________________________________________
Nesse terceiro bimestre estudamos sobre frações. Aprendemos que fração é um número racional que índica uma quantidade, ou seja, representa a parte de um inteiro.
2- Agora represente as frações das figuras abaixo considerando a parte pintada e escreva-as por extenso:
4- O mês de setembro tem 30 dias. Quantos dias há em?
a) . 1 do mês =
2
b) . 4 de um mês =
6
Observe na tabela o valor arrecadado por algumas barracas que estavam atendendo ao público que lá visitou nos três dias de festival:
1- Agora responda:
a) Qual foi o valor arrecadado pelas barracas no total?
R= _______________________________________
b) O valor arrecadado pela barraca APAE será dividido entre 5 pessoas. Quanto ficará para cada uma?
R=_______________________________________________________________________
c) Multiplique o número arrecadado pela barraca ARCO ÍRIS por 23 e encontre o resultado.
R= ______________________________________________________________________
d) Calcule a diferença no valor arrecadado entre a barraca que arrecadou mais e a barraca que menos arrecadou no festival.
R=________________________________________________________________________
Nesse terceiro bimestre estudamos sobre frações. Aprendemos que fração é um número racional que índica uma quantidade, ou seja, representa a parte de um inteiro.
2- Agora represente as frações das figuras abaixo considerando a parte pintada e escreva-as por extenso:
3- Na fração .6 , o número que representa o denominador da fração é o __________
13 4- O mês de setembro tem 30 dias. Quantos dias há em?
a) . 1 do mês =
2
b) . 4 de um mês =
6
SIMULADO DE CIÊNCIAS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)
l - Marque com (X) a alternativa que completa a afirmativa:
1- Os órgãos anexos do sistema digestivo são:
a) ( ) fígado, intestinos e glândulas salivares.
b) ( ) glândulas salivares, pâncreas e faringe.
c) ( ) fígado, intestinos e pulmões.
d) ( ) glândulas salivares, pâncreas e fígado.
2- Uma digestão completa desde a boca até os intestinos leva cerca de:
a) ( ) 4 a 5 horas
b) ( ) 2 horas completas.
c) ( ) 5 a 6 horas dependendo do alimento que ingerimos.
d) ( ) duas horas e meia.
3- A saliva que umedece os alimentos e ajuda na mastigação dos alimentos é produzida:
a) ( ) na boca pelos lábios.
b) ( ) na língua.
c) ( ) nas glândulas salivares.
d) ( ) na faringe.
4- O órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestivo é a:
a) ( ) faringe.
b) ( ) laringe.
c) ( ) vagina.
d) ( ) esôfago.
5- A digestão é:
a) ( ) quando os alimentos estão sendo cozidos ou assados pra facilitar a mastigação.
b) ( ) toda transformação que ocorre no corpo das pessoas.
c) ( ) toda transformação do alimento, que começam na boca e terminam nos intestinos.
d) ( ) a respiração dos seres vivos.
6- A função do esqueleto é:
a) ( ) fazer a movimentação do corpo.
b) ( ) sustentar nosso corpo e proteger alguns órgãos.
c) ( ) ajudar na digestão dos alimentos.
d) ( ) fazer a circulação sanguínea.
7- A respiração é muito importante para oxigenar o sangue e também pra nos manter vivos. Leia as questões abaixo e complete corretamente:
a) A entrada de ar em nosso corpo é chamada de ________________________.
b) A saída de ar de nosso corpo é chamada de ___________________________.
c) O ar que respiramos contém gás _____________ que é necessário á_______.
d) Quando respiramos absorvemos oxigênio e liberamos gás ________________.
8- Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) ( ) Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do nosso corpo.
b) ( ) As queimadas e os gases emitidos pela queima de combustível, afetam o nosso sistema digestivo.
c) ( ) Articulação é o encaixe entre dois ou mais ossos.
d) ( ) O consumo de bebidas alcoólicas pode causar doenças no sistema digestivo, afetando principalmente o fígado.
9- Responda:
a) Qual a função do sistema respiratório?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a função do sistema digestivo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1- Os órgãos anexos do sistema digestivo são:
a) ( ) fígado, intestinos e glândulas salivares.
b) ( ) glândulas salivares, pâncreas e faringe.
c) ( ) fígado, intestinos e pulmões.
d) ( ) glândulas salivares, pâncreas e fígado.
2- Uma digestão completa desde a boca até os intestinos leva cerca de:
a) ( ) 4 a 5 horas
b) ( ) 2 horas completas.
c) ( ) 5 a 6 horas dependendo do alimento que ingerimos.
d) ( ) duas horas e meia.
3- A saliva que umedece os alimentos e ajuda na mastigação dos alimentos é produzida:
a) ( ) na boca pelos lábios.
b) ( ) na língua.
c) ( ) nas glândulas salivares.
d) ( ) na faringe.
4- O órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestivo é a:
a) ( ) faringe.
b) ( ) laringe.
c) ( ) vagina.
d) ( ) esôfago.
5- A digestão é:
a) ( ) quando os alimentos estão sendo cozidos ou assados pra facilitar a mastigação.
b) ( ) toda transformação que ocorre no corpo das pessoas.
c) ( ) toda transformação do alimento, que começam na boca e terminam nos intestinos.
d) ( ) a respiração dos seres vivos.
6- A função do esqueleto é:
a) ( ) fazer a movimentação do corpo.
b) ( ) sustentar nosso corpo e proteger alguns órgãos.
c) ( ) ajudar na digestão dos alimentos.
d) ( ) fazer a circulação sanguínea.
7- A respiração é muito importante para oxigenar o sangue e também pra nos manter vivos. Leia as questões abaixo e complete corretamente:
a) A entrada de ar em nosso corpo é chamada de ________________________.
b) A saída de ar de nosso corpo é chamada de ___________________________.
c) O ar que respiramos contém gás _____________ que é necessário á_______.
d) Quando respiramos absorvemos oxigênio e liberamos gás ________________.
8- Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) ( ) Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do nosso corpo.
b) ( ) As queimadas e os gases emitidos pela queima de combustível, afetam o nosso sistema digestivo.
c) ( ) Articulação é o encaixe entre dois ou mais ossos.
d) ( ) O consumo de bebidas alcoólicas pode causar doenças no sistema digestivo, afetando principalmente o fígado.
9- Responda:
a) Qual a função do sistema respiratório?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a função do sistema digestivo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SIMULADO DE PORTUGUÊS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)
ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É CULTURA
A culinária de um lugar é mais do que um conjunto de receitas organizadas em um livro. O que as pessoas comem revela seus costumes e modo de vida.
A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais.
Num país gigante como o Brasil, com ambientes tão diferentes e influências de povos vindos de quatro continentes, a cozinha só pode ser rica e variada.
Cada região do Brasil tem suas tradições culinárias. Quem vive no norte o país come pato no tucupi e tacacá, e no sul come barreado ou churrasco feito no fogo de chão. Mas há comidas apreciadas por todos os brasileiros: come-se arroz com feijão e toma-se café com leite.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1) Escreva alguns ingredientes típicos da região em que você vive e que são usados na cozinha regional?
_______________________________________________________________
2) Quais são os pratos típicos da cozinha do estado que você mora?
_______________________________________________________________
3) Escreva nomes dos pratos típicos da culinária brasileira que você conhece:
_______________________________________________________________
4) Qual comida típica da região Norte, servida na feira cultura do Darcy Ribeiro?
_______________________________________________________________
GRAMÁTICA
1) A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais. As palavras destacadas são:
( ) substantivos ( ) adjetivos ( ) verbos ( ) pronomes
2) Passe para o passado as frases abaixo:
a) Eu como arroz com feijão, e tomo café com leite.
_____________________________________________________________
b) O que as pessoas comem, revelem seus costumes.
_______________________________________________________________
c) A cozinha brasileira só pode ser rica e variada.
_______________________________________________________________
3) Marque com um (x) o tempo do verbo destacado em cada frase:
a) Maria coloca pimenta no tacacá.
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
b) José irá ao Festival do Açaí em Tucuruí.
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
c) A escola Darcy Ribeiro fez uma linda apresentação no festival tucunaré .
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
4) Circule os pronomes demonstrativos nas frases:
a) Aquilo que sabe bem ou é pecado ou faz mal.
b) Ignorante é aquele que se faz de tonto.
c) Você escolhe: ou isto ou aquilo!
5) Encontre os pronomes possessivos das frases no caça-palavra.
a) Minha cidade tem muitos eventos culturais.
b) Nosso folclore é rico em diversidade cultural.
c) Meu brinquedo preferido é a peteca e o teu?
d) Seu prato preferido é a maniçoba?
A culinária de um lugar é mais do que um conjunto de receitas organizadas em um livro. O que as pessoas comem revela seus costumes e modo de vida.
A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais.
Num país gigante como o Brasil, com ambientes tão diferentes e influências de povos vindos de quatro continentes, a cozinha só pode ser rica e variada.
Cada região do Brasil tem suas tradições culinárias. Quem vive no norte o país come pato no tucupi e tacacá, e no sul come barreado ou churrasco feito no fogo de chão. Mas há comidas apreciadas por todos os brasileiros: come-se arroz com feijão e toma-se café com leite.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1) Escreva alguns ingredientes típicos da região em que você vive e que são usados na cozinha regional?
_______________________________________________________________
2) Quais são os pratos típicos da cozinha do estado que você mora?
_______________________________________________________________
3) Escreva nomes dos pratos típicos da culinária brasileira que você conhece:
_______________________________________________________________
4) Qual comida típica da região Norte, servida na feira cultura do Darcy Ribeiro?
_______________________________________________________________
GRAMÁTICA
1) A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais. As palavras destacadas são:
( ) substantivos ( ) adjetivos ( ) verbos ( ) pronomes
2) Passe para o passado as frases abaixo:
a) Eu como arroz com feijão, e tomo café com leite.
_____________________________________________________________
b) O que as pessoas comem, revelem seus costumes.
_______________________________________________________________
c) A cozinha brasileira só pode ser rica e variada.
_______________________________________________________________
3) Marque com um (x) o tempo do verbo destacado em cada frase:
a) Maria coloca pimenta no tacacá.
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
b) José irá ao Festival do Açaí em Tucuruí.
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
c) A escola Darcy Ribeiro fez uma linda apresentação no festival tucunaré .
( ) presente ( ) futuro ( ) passado
4) Circule os pronomes demonstrativos nas frases:
a) Aquilo que sabe bem ou é pecado ou faz mal.
b) Ignorante é aquele que se faz de tonto.
c) Você escolhe: ou isto ou aquilo!
5) Encontre os pronomes possessivos das frases no caça-palavra.
a) Minha cidade tem muitos eventos culturais.
b) Nosso folclore é rico em diversidade cultural.
c) Meu brinquedo preferido é a peteca e o teu?
d) Seu prato preferido é a maniçoba?
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)
GEOGRAFIA
QUESTÕES:
Segundo dados do IBGE a Região Norte é a maior região brasileira, com uma área de 3.853.327,20 km2 correspondendo a 45% do total do todo território Nacional. Apesar de ocupar um vasto território é pouco povoado, somente 7,6% da população do país habita a região. No contexto da população indígena abriga a maior quantidade do país, próximo de 163 mil índios. Seu extenso território abriga os Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. Em decorrência do seu vasto território a Região Norte é pouco habitada, com uma densidade demográfica inferior a quatro habitantes por quilômetro quadrado.
1) Essa região tem destaque em relação aos recursos e paisagens naturais, é caracterizada principalmente:
a) ( ) pela Floresta Amazônica
b) ( ) pela caatinga
c) ( ) pelo Rio Araguaia
d) ( )pela restinga
2) As principais atividades econômicas dessa região são:
a) ( ) indústria da construção civil
b) ( ) Zona Franca de Manaus
c) ( ) o extrativismo, a agricultura de subsistência, a pecuária e a mineração.
d) ( ) nenhuma das alternativas citadas.
3) O gado da Região Norte é criado, em sua maioria, solto em grandes áreas de terreno, sem tratamentos especiais. A este tipo de criação, denominamos:
a) ( ) pecuária distinta
b) ( ) pecuária especial
c) ( ) pecuária grandiosa
d) ( ) pecuária extensiva
4) A agricultura da Região Norte tem crescido nos últimos anos. Todavia, a agricultura predominante é de pequenas plantações de arroz, milho, feijão, mandioca, e cana-de-açúcar. A este tipo de agricultura denominamos:
a) ( ) agricultura familiar
b) ( ) agricultura do fazendeiro
c) ( ) agricultura do pecuarista
d) ( ) agricultura de subsistência
5) Tipos humanos são as atribuições dadas a função exercida pelo trabalhador profissional em um trabalho específico. Os tipos humanos estudados da Região Norte são:
a) ( ) o pintor, o mecânico, o motorista, o moto taxista e o médico.
b) ( ) o cavaleiro, o vaqueiro, o boiadeiro e o rodeiro.
c) ( ) o seringueiro, o castanheiro, o vaqueiro, o julticultor, o pescador e o garimpeiro.
d) ( ) o aviador, o maquinista, o paraquedista e o gaitista.
HISTÓRIA
1) Em 1807, Portugal era governado pelo príncipe D. João . nessa época, Portugal estava para ser invadido . por este motivo, em janeiro de 1808, D. João e sua comitiva com aproximadamente 1500 pessoas vieram para o Brasil. O motivo da vinda da família real para o Brasil foi:
a) ( ) Portugal estava para ser invadido pelos franceses.
b) ( ) Portugal não queria mais D. João no poder.
c) ( ) os donatários queriam invadir Portugal.
d) ( ) Os brasileiros queriam invadir Portugal e fazer de lá, seu país.
2) D. João VI voltou para Portugal, e governo português exigiu que D. Pedro voltasse para Portugal e que o Brasil voltasse a ser uma simples colônia. Os brasileiros fizeram um abaixo assinado pedindo pra que ele ficasse e ele disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação...
a) ( ) vou atender meu pai”.
b) ( ) estou com saudades de minha mãe, a rainha”.
c) ( ) ficou de pensar seriamente no caso”.
d) ( ) diga ao povo que fico”.
3) O Brasil teve a monarquia por muito pouco tempo e logo veio a república. A diferença entre monarquia e república é:
a) ( ) Na monarquia o reinado passa de pai para filho como herança enquanto a república tem o governo eleito pelo povo por um determinado tempo.
b) ( ) Na monarquia não tem deputados e na república tem.
c) ( ) Na república tem príncipes e na monarquia tem reis.
d) ( ) No reinado tem somente um presidente.
4) Depois de algum tempo de república, houve um presidente que declarou a ditadura e ficou na presidência da república por um período superior a 15 anos. Esse período foi considerado como “A República Nova”. Esse presidente foi:
a) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca
b) ( ) Dom Pedro de Alcântara
c) ( ) Itamar Augusto Cautiero Franco
d) ( ) Getúlio Vargas
5) Nas considerações gerais, o período da República que mais causou danos aos civis brasileiros foi na ditadura militar que iniciou em 1964 e durou 20 anos. Este período teve fim:
a) ( ) com o retorno de D. Pedro I.
b) ( ) com a reeleição de Fernando Henrique.
c) ( ) com o fechamento do colégio eleitoral federal.
d) ( ) com a eleição do presidente Tancredo Neves em 1984.
QUESTÕES:
Segundo dados do IBGE a Região Norte é a maior região brasileira, com uma área de 3.853.327,20 km2 correspondendo a 45% do total do todo território Nacional. Apesar de ocupar um vasto território é pouco povoado, somente 7,6% da população do país habita a região. No contexto da população indígena abriga a maior quantidade do país, próximo de 163 mil índios. Seu extenso território abriga os Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. Em decorrência do seu vasto território a Região Norte é pouco habitada, com uma densidade demográfica inferior a quatro habitantes por quilômetro quadrado.
1) Essa região tem destaque em relação aos recursos e paisagens naturais, é caracterizada principalmente:
a) ( ) pela Floresta Amazônica
b) ( ) pela caatinga
c) ( ) pelo Rio Araguaia
d) ( )pela restinga
2) As principais atividades econômicas dessa região são:
a) ( ) indústria da construção civil
b) ( ) Zona Franca de Manaus
c) ( ) o extrativismo, a agricultura de subsistência, a pecuária e a mineração.
d) ( ) nenhuma das alternativas citadas.
3) O gado da Região Norte é criado, em sua maioria, solto em grandes áreas de terreno, sem tratamentos especiais. A este tipo de criação, denominamos:
a) ( ) pecuária distinta
b) ( ) pecuária especial
c) ( ) pecuária grandiosa
d) ( ) pecuária extensiva
4) A agricultura da Região Norte tem crescido nos últimos anos. Todavia, a agricultura predominante é de pequenas plantações de arroz, milho, feijão, mandioca, e cana-de-açúcar. A este tipo de agricultura denominamos:
a) ( ) agricultura familiar
b) ( ) agricultura do fazendeiro
c) ( ) agricultura do pecuarista
d) ( ) agricultura de subsistência
5) Tipos humanos são as atribuições dadas a função exercida pelo trabalhador profissional em um trabalho específico. Os tipos humanos estudados da Região Norte são:
a) ( ) o pintor, o mecânico, o motorista, o moto taxista e o médico.
b) ( ) o cavaleiro, o vaqueiro, o boiadeiro e o rodeiro.
c) ( ) o seringueiro, o castanheiro, o vaqueiro, o julticultor, o pescador e o garimpeiro.
d) ( ) o aviador, o maquinista, o paraquedista e o gaitista.
HISTÓRIA
1) Em 1807, Portugal era governado pelo príncipe D. João . nessa época, Portugal estava para ser invadido . por este motivo, em janeiro de 1808, D. João e sua comitiva com aproximadamente 1500 pessoas vieram para o Brasil. O motivo da vinda da família real para o Brasil foi:
a) ( ) Portugal estava para ser invadido pelos franceses.
b) ( ) Portugal não queria mais D. João no poder.
c) ( ) os donatários queriam invadir Portugal.
d) ( ) Os brasileiros queriam invadir Portugal e fazer de lá, seu país.
2) D. João VI voltou para Portugal, e governo português exigiu que D. Pedro voltasse para Portugal e que o Brasil voltasse a ser uma simples colônia. Os brasileiros fizeram um abaixo assinado pedindo pra que ele ficasse e ele disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação...
a) ( ) vou atender meu pai”.
b) ( ) estou com saudades de minha mãe, a rainha”.
c) ( ) ficou de pensar seriamente no caso”.
d) ( ) diga ao povo que fico”.
3) O Brasil teve a monarquia por muito pouco tempo e logo veio a república. A diferença entre monarquia e república é:
a) ( ) Na monarquia o reinado passa de pai para filho como herança enquanto a república tem o governo eleito pelo povo por um determinado tempo.
b) ( ) Na monarquia não tem deputados e na república tem.
c) ( ) Na república tem príncipes e na monarquia tem reis.
d) ( ) No reinado tem somente um presidente.
4) Depois de algum tempo de república, houve um presidente que declarou a ditadura e ficou na presidência da república por um período superior a 15 anos. Esse período foi considerado como “A República Nova”. Esse presidente foi:
a) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca
b) ( ) Dom Pedro de Alcântara
c) ( ) Itamar Augusto Cautiero Franco
d) ( ) Getúlio Vargas
5) Nas considerações gerais, o período da República que mais causou danos aos civis brasileiros foi na ditadura militar que iniciou em 1964 e durou 20 anos. Este período teve fim:
a) ( ) com o retorno de D. Pedro I.
b) ( ) com a reeleição de Fernando Henrique.
c) ( ) com o fechamento do colégio eleitoral federal.
d) ( ) com a eleição do presidente Tancredo Neves em 1984.
SIMULADO DE CIÊNCIAS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)
SIMULADO 4ª SÉRIE - C I Ê N C I A S
QUESTÕES:
1) O aparelho circulatório é formado pelos órgãos responsáveis pela circulação do sangue por todo o nosso corpo. Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais:
a) ( ) intestino grosso, intestino delgado e tripas.
b) ( ) artérias, veias e vasos capilares.
c) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e narina.
d) ( ) Coração, pulmão e estômago.
2) O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração é formado por quatro cavidades:
a) ( ) boca, coração e pulmão.
b) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e estômago.
c) ( ) dois átrios e dois ventrículos.
d) ( ) o cérebro, a espinha e os nervos.
3) O aparelho digestivo é formado pelos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. Os principais órgãos do aparelho digestivo são:
a) ( ) boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.
b) ( ) Cabeça membros e troncos.
c) ( ) Arroz, feijão, leite e gordura.
d) ( ) Nenhuma das respostas.
4) No estômago os alimentos se transformam em uma papa chamada quimo pois é misturado:
a) ( ) ao suco gástrico.
b) ( ) a saliva.
c) ( ) pelas lombrigas e outros parasitas.
d) ( ) em nada pois, já desse pronto da boca.
5) Ao sair do estômago o alimento ainda sofre outra alteração, pois, recebe, no intestino delgado o suco intestinal, o suco pancreático e a bile que o deixa pronto para ir para a corrente sanguínea. A esta papa damos o nome de:
a) ( ) grama
b) ( ) metro
c) ( ) quilo
d) ( ) litro
6) O aparelho respiratório é formado pelos órgãos responsáveis pela respiração, ou seja, pelas vias respiratórias e os pulmões. As vias respiratórias são:
a) ( ) boca, fossas nasais, faringe, laringe, traquéia , brônquios, bronquíolos e alvéolos.
b) ( ) esôfago, estomago e tripas.
c) ( ) coração, boca e alimentos.
d) ( ) o cérebro, as costelas e as pernas.
7) Para recebermos o oxigênio tão necessário ao nosso corpo precisamos respirar. A respiração é realizada em duas etapas:
a) ( ) pela inspiração e pela expiração.
b) ( ) pela alimentação e pela defecação.
c) ( ) pelo sangue e pelo ar que respiramos.
d) ( ) nenhuma das alternativas estão corretas.
8) Na inspiração recebemos o gás necessário ao nosso corpo. A inspiração nada mais é que:
a) ( ) a entrada de ar em nossos pulmões.
b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões pelas narinas.
c) ( ) um momento especial de alegria.
d) ( ) é o alimentar sadiamente.
9) Na expiração, nosso organismo fica livre do gás carbônico que pode nos intoxicar. A expiração é:
a) ( ) o desabafo de nossa mente.
b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões.
c) ( ) a entrada do oxigênio que vai alimentar nossas células.
d) ( ) é defecar toda impureza do nosso intestino.
10) O ar recebido pelos pulmões segue seu caminho até às células. O condutor do oxigênio após sair dos pulmões é:
a) ( ) o sangue arterial que é rico em nutrientes.
b) ( ) o sangue venoso apesar de ser cheio de gás carbônico.
c) ( ) o intestino delgado.
d) ( ) o sistema nervoso e os órgãos anexos.
QUESTÕES:
1) O aparelho circulatório é formado pelos órgãos responsáveis pela circulação do sangue por todo o nosso corpo. Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais:
a) ( ) intestino grosso, intestino delgado e tripas.
b) ( ) artérias, veias e vasos capilares.
c) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e narina.
d) ( ) Coração, pulmão e estômago.
2) O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração é formado por quatro cavidades:
a) ( ) boca, coração e pulmão.
b) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e estômago.
c) ( ) dois átrios e dois ventrículos.
d) ( ) o cérebro, a espinha e os nervos.
3) O aparelho digestivo é formado pelos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. Os principais órgãos do aparelho digestivo são:
a) ( ) boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.
b) ( ) Cabeça membros e troncos.
c) ( ) Arroz, feijão, leite e gordura.
d) ( ) Nenhuma das respostas.
4) No estômago os alimentos se transformam em uma papa chamada quimo pois é misturado:
a) ( ) ao suco gástrico.
b) ( ) a saliva.
c) ( ) pelas lombrigas e outros parasitas.
d) ( ) em nada pois, já desse pronto da boca.
5) Ao sair do estômago o alimento ainda sofre outra alteração, pois, recebe, no intestino delgado o suco intestinal, o suco pancreático e a bile que o deixa pronto para ir para a corrente sanguínea. A esta papa damos o nome de:
a) ( ) grama
b) ( ) metro
c) ( ) quilo
d) ( ) litro
6) O aparelho respiratório é formado pelos órgãos responsáveis pela respiração, ou seja, pelas vias respiratórias e os pulmões. As vias respiratórias são:
a) ( ) boca, fossas nasais, faringe, laringe, traquéia , brônquios, bronquíolos e alvéolos.
b) ( ) esôfago, estomago e tripas.
c) ( ) coração, boca e alimentos.
d) ( ) o cérebro, as costelas e as pernas.
7) Para recebermos o oxigênio tão necessário ao nosso corpo precisamos respirar. A respiração é realizada em duas etapas:
a) ( ) pela inspiração e pela expiração.
b) ( ) pela alimentação e pela defecação.
c) ( ) pelo sangue e pelo ar que respiramos.
d) ( ) nenhuma das alternativas estão corretas.
8) Na inspiração recebemos o gás necessário ao nosso corpo. A inspiração nada mais é que:
a) ( ) a entrada de ar em nossos pulmões.
b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões pelas narinas.
c) ( ) um momento especial de alegria.
d) ( ) é o alimentar sadiamente.
9) Na expiração, nosso organismo fica livre do gás carbônico que pode nos intoxicar. A expiração é:
a) ( ) o desabafo de nossa mente.
b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões.
c) ( ) a entrada do oxigênio que vai alimentar nossas células.
d) ( ) é defecar toda impureza do nosso intestino.
10) O ar recebido pelos pulmões segue seu caminho até às células. O condutor do oxigênio após sair dos pulmões é:
a) ( ) o sangue arterial que é rico em nutrientes.
b) ( ) o sangue venoso apesar de ser cheio de gás carbônico.
c) ( ) o intestino delgado.
d) ( ) o sistema nervoso e os órgãos anexos.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
INTERJEIÇÃO
A palavra puxa exprime surpresa e é uma interjeição.
Interjeição é uma palavra ou grupo de palavras que exprimem emoção, admiração, alegria, aplauso, dor, etc.
Veja alguns exemplos:
Aclamação → Viva!
admiração, surpresa → Oh! Ah! Ih! Credo! Caramba! Opa! Puxa!
agradecimento → Obrigado! Muito obrigado! Graças a Deus! Grato!
alegria → Ah! Oh! Viva! Oba! Eta! Eh! Aleluia!
alívio → Ufa! Ah! Arre!
animação → Eia! Avante! Vamos! Força!
apelo, chamado → Socorro! Psiu! Ei!
despedida → Adeus! Até logo! Tchau!
dor → Ai! Ui!
Aplauso, felicitação → Parabéns! Muito bem! Apoiado! Ótimo! Boa!
Agora, é sua vez. Exercite:
1) Forme frases com as interjeições:
a) Oba!
b) Bis!
c) Claro!
d) Psiu!
e) Ai!
f) Perdão!
g) Ufa!
h) Viva!
Assinar:
Postagens (Atom)