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domingo, 29 de maio de 2011

SIMULADO DE PORTUGUES PARA QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Joãozinho – vítima  da própria revolta.

            Num belo dia de domingo, pela parte da tarde, nasce um lindo menino. Era o neto de Dona Eneida, costureira famosíssima da região. Todos adoraram a chegada daquela meiga criança.
            Sua vó (que era considerada também sua mãe, devido os problemas de saúde de sua filha), chamou o menino de Joãozinho.
            Joãozinho cresceu forte, sadio e muito inteligente. Todos admiravam a sua tão lúcida inteligência. Na escola era o estudante que sempre se destacava.
            Joãozinho foi crescendo e os por quês foram surgindo. O que mais lhe incomodava era por que a sua vó era também sua mãe. Não faltou quem lhe contasse que sua verdadeira mãe era Alice, que ele pensava ser sua irmã, aquela que tinha problemas mentais.
            Para ele foi o fim da picada. Daquele dia em diante Joãozinho passou a ser um menino problema.
            Para ele qualquer palavra que lhe insinuassem já era uma agressão e ele se transformava  numa cobra venenosa.
            Várias vezes, Joãozinho foi preso tanto pelo conselho tutelar como pela polícia, fazendo coisas proibidas até para pessoas consideradas maior de idade como, por exemplo, envolver-se em quadrilha de homens maus. Na escola, aquele que então foi considerado o melhor aluno, passou a ser o pior. Repetiu várias vezes a mesma série.
            Os conselhos apareceram:
– Joãozinho, seja um bom menino!
– Joãozinho, se você for estudioso, será um grande homem!
De nada adiantava mostrar para ele o lindo mundo que o esperava.
Numa madrugada de sexta-feira houve um tiroteio. Uma pessoa má disparou sua arma contra Joãozinho alegando estar ele entre os malfeitores.
Sua história hoje se repete entre muitas crianças, adolescentes e jovens, especialmente entre aqueles que não aprenderam a ouvir e a conviver em uma sociedade de bons costumes.
O final da história me lembra dum ditado que minha mãe sempre diz:
“Quem se mistura aos porcos come lavagem”.

Interpretação do texto


1)    O texto narra que Joãozinho foi amado por todos pelo motivo de ser
a)    (   ) por ser filho da filha de Dona Eneida.
b)    (   ) por ser uma criança muito bonita.
c)     (   ) por ser uma criança meiga.
d)    (   ) porque sabiam que seria criado por Dona Eneida.

2)    Dona Eneida era considerada mãe-avó de Joãozinho. Isto porque:
a)    (   ) Dona Eneida era já uma mulher velha parecida mesmo com uma avó.
b)    (   )  porque Joãozinho era filho de sua filha mas era ela quem ia cria-lo.
c)     (   ) porque Joãozinho já tinha acostumado a chamar Dona Eneida de mãe.
d)    (   ) porque todos achavam que Dona Eneida era mesmo a mãe de Joãozinho.

3)    Joãozinho se revoltou e mudou drasticamente de comportamento. Isso foi por que:
a)    (   ) ele já sabia da verdade e não queria ver ninguém comentando.
b)    (   ) Dona Eneida não o chamava mais de filho.
c)     (   ) Ele já sabia quem era a mãe e queria agora era saber quem era o pai.
d)    (   ) Ele realmente pensava que Dona Eneida é quem era realmente sua mãe.

4)    Depois que Joãozinho descobriu quem realmente era sua mãe, ele mudou seu comportamento e:
a)    (   )  passou a vender na feira para ajudar a tratar de sua irmã.
b)    (   ) passou a frequentar a igreja para interceder por sua mãe.
c)     (   ) tornou-se um menino problema.
d)    (   ) simplesmente deixou de ir a escola.

5)    O texto nos informa que, hoje em dia, ainda existem muitas crianças como Joãozinho. Isto é por que:
a)    (   ) as crianças já nascem mau caráter.
b)    (   ) os pais não cuidam bem de suas crianças.
c)     (   ) os professores brigam com os alunos.
d)    ( ) não aprenderam a ouvir conselhos e a conviver em uma sociedade de bons costumes.
GRAMÁTICA
QUESTÕES:
 Neste bimestre aprendemos que “os substantivos podem ser comuns de dois gêneros, sobrecomuns ou epicenos”. Agora é sua vez: de mostrar sua preciosa aprendizagem, respondendo as questões abaixo:

1)      Na frase “Todos adoraram a chegada daquela meiga criança.”:
a)       (   ) criança é substantivo comum de dois gêneros
b)       (   ) criança é substantivo sobrecomum
c)        (   ) meiga é um adjetivo referente a todos
d)       (   ) todos é um pronome de tratamento

2) Na frase “Na escola era o estudante que sempre se destacava.”:
a)      (   ) escola é um substantivo próprio.
b)      (  ) estudante é  um substantivo sobrecomum.
c)       (   ) estudante é um substantivo comum de dois gêneros.
d)      (   ) a frase está no plural.

3) Na frase “Para ele qualquer palavra que lhe insinuassem já era uma agressão e ele se transformava  numa cobra venenosa.” Temos:
a) (   ) cobra é um adjetivo masculino para uma das qualidades de Joãozinho.
b) (   ) cobra é um substantivo sobrecomum.
c) (   ) cobra é um verbo pelas ações de Joãozinho.
d) (   ) cobra é um substantivo epiceno.
* Aprendemos que há palavras que, embora estejam no singular, designam uma coleção ou um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie.
4) Joãozinho passou a comportar-se inadequadamente. Envolver-se em quadrilha foi uma de suas péssimas ações.
a) (   ) quadrilha  é um substantivo coletivo de aviões.
b) (   ) quadrilha é substantivo coletivo para ladrões.
c) (   )  quadrilha trata-se dos quadros de coisas erradas em que Joãozinho esteve.
d) (   ) quadrilha somente seria coletivo de ladrões se estivesse no plural.

5) Na frase “Num belo dia de domingo”, a palavra “belo” é:
a) (   ) adjetivo que qualifica Joãozinho antes de entrar no mundo do crime.
b) (   ) é  uma palavra simplesmente sinônima de outra.
c) (   ) é adjetivo de domingo.
d) (   ) está simplesmente falando que Joãozinho nascera em um domingo.

6)  no trecho “Na escola, aquele que então fora considerado o melhor aluno, passou a ser o pior”, temos:
a) (   ) melhor e pior são adjetivos do grau comparativo de superioridade.
b) (   ) melhor e pior são adjetivos do grau superlativo.
c) (   ) melhor e pior são locuções adjetivas.
d) (   ) melhor e pior são substantivos de  Joãozinho.

7) “Era o neto de Dona Eneida, costureira famosíssima da região.” Nesta frase temos:
a) (   ) costureira -  adjetivo para Dona Eneida.
b) (   ) Dona – Imperativo de Eneida.
c) (   ) famosíssima – superlativo para Dona Eneida.
d) (   ) neto – adjetivo para Joãozinho.

8) (   ) Na frase “Na escola era o estudante que sempre se destacava.¨ se é:
a) (   ) pronome do caso reto.
b) (   ) pronome do caso oblíquo.
c) (   ) objeto direto.
d) (   ) locução adjetiva.

9)  Na frase “Joãozinho foi crescendo e os por quês foram surgindo.” Joãozinho pode ser substituído por:
a) (   ) ele que é um pronome do caso reto.
b) (   ) ele que é um pronome oblíquo.
c) (   ) tu que é pronome do caso reto  e está na segunda pessoa do singular.
d) (   ) lhe que é pronome do caso oblíquo.

10) “Era o neto de Dona Eneida” – Dona neste caso é:
a) (   ) trata se de que Joãozinho era propriedade dela.
b) (   ) primeiro nome antes de Eneida.
c) (   ) pronome de tratamento.
d) (   ) uma simples maneira de falar com as pessoas mais velhas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CÉLULAS, SISTEMA NERVOSO E SISTEMA REPRODUTOR PARA O 5º ANO

SIMULADO DE CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL 5° ANO

O único sistema que é diferente no homem e na mulher, é o sistema reprodutor.

Os órgãos que formam o sistema reprodutor masculino e feminino são responsáveis pela reprodução humana.

QUESTÕES:

1) Os órgãos reprodutores  _______________ são os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina. 
a) (    ) coração
b) (    ) pênis
c) (    ) óvulo
d)(    ) feminino

2) Os órgãos reprodutores ____________são os testículos, os dutos condutores de espermatozoides  e a próstata .  

a)  (    ) masculino
b)  (    ) feminino
C) (    ) testículos
d) (    ) esperma

3) ________________é o órgão onde se formam os espermatozoides.

a) (    ) pênis
b) (    ) vagina
c) (    ) testículos
d) (    ) célula-ovo

4) _______________ é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Começa quando o espermatozoide do homem fecunda o óvulo e este se implanta na parede do útero e termina no momento do nascimento.

a) (    )  sete meses
b) (    ) dez a doze anos
c) (    ) nove meses
d) (    ) fecundação

5) Células são pequenas unidades que formam o nosso corpo. Existem no corpo humano vários tipos de células, que podem variar quanto à forma e ao tamanho. Todas as células precisam de alimento para viver.

a) (    ) A célula é composta de cabeça, tronco e membros.
b) (    ) O núcleo é a parte de fora da célula que a protege.
c) (    ) A membrana, o citoplasma e o núcleo são as principais partes  da célula.
d) (    ) Nossos dentes não são formados de células.

6) A partir das células, nosso organismo é formado. As __________ formam os tecidos que por sua vez formam os ________ e, a reunião destes, formam os aparelhos e sistemas.

a) (    ) veias - artérias
b) (    ) mandíbula -  traqueia
c) (    ) células – órgãos
d) (    ) células - nervos

7) O sistema nervoso comanda e regula o funcionamento do nosso corpo. Ele divide-se em ____________,  ___________________ e ___________________.

a) (    ) cabeça, tronco e membros
b) (    ) nervos maiores, nervos médios e nervos pequenos
c) (    ) cérebro, cerebelo e encéfalo
d) (    ) central, periférico e autônomo

8) O _________ é a parte principal do sistema nervoso central. Ele  coordena  as atividades intelectuais, as sensações e os movimentos voluntários do corpo.

a) (    ) cerebelo
b) (    ) medula
c) (    ) cérebro
d) (    ) sistema nervoso autônomo

9) Os movimentos do nosso corpo são realizados pelos _________ e pelos __________.
a)  (    )   olhos – cabeça
b)  (    )   ouvido – olhos
c)  (    )   ossos – músculos
d)  (    )   pernas – braços

10) o corpo humano divide-se em três partes:  _______________, ________________ e ___________.

a)  cabeça, pernas e braços
b)  cabeça, tronco e membros
c)  nutrientes, sangue arterial e oxigênio
d) membrana, citoplasma e núcleo

terça-feira, 17 de maio de 2011

GRAU DO ADJETIVO


O grau do adjetivo exprime a intensidade da qualidade dos seres.
Os graus do adjetivo são dois: comparativo e superlativo.
 Grau comparativo
o grau comparativo é usado para comparar a mesma qualidade entre os seres.
O grau comparativo pode ser:
·        de superioridade comparação para mais:
Joãozinho é mais esperto que o Gustavo.

·        De igualdade comparação para igual:
Joãozinho é tão esperto quanto Gustavo.
·        De inferioridade comparação para menos:
Joãozinho é menos esperto do que Gustavo.
 Atividades propostas:

1.     Copie as frases e escreva o grau do adjetivo:
a)    Marcia é tão estudiosa quanto Gabriela.
b)    Gabriela é menos estudiosa do que Larissa.
c)     João é mais bonito do que José

2.     Copie as frases e forme o grau comparativo de igualdade:
a)    Dulce é ____ bonita _______  Ana.
b)    Este livro é ____ novo ________ aquele.
c)     Edu é ____ forte _______ Marcos.
d)    João é ___ rico ______ Mara.

3.     Copie as frases e forme o grau comparativo de superioridade:
a)    Eu acho que café é ____ gostoso _________ chá.
b)    O oautomóvel é ____ rápido _______ o trem.
c)     Antônio está ____  magro ________ Dorival.
d)    Pedro é _____ inteligente ________ Lucas.

4.     Copie as frases e forme o grau comparativo de inferioridade:
a)    A prata é _______ preciosa _________ o ouro.
b)    Meio quilo de ferro é _____ pesado _______ um quilo de penas.
c)     O arbusto geralmente é _____ alto _______ a árvore.
d)    A bicicleta é ____ veloz _______ a motocicleta.

Grau superlativo

O grau superlativo serve para representar a qualidade em sua maior intensidade.
Veja:
Joãozinho é muito esperto.
Joãozinho é espertíssimo.
Joãozinho é o mais esperto entre os colegas da sala de aula.
Nessas frases a palavra esperto está no grau superlativo.

Para formar o grau superlativo, juntamos ao adjetivo:
·        As terminações íssimo, ílimo, érrimo.
Veja:
Estou muito contente estou contentíssimo.
Este exercício é muito fácil este exercício é facílimo.
João fez muitas dívidas e ficou muito pobre João fez muitas dívidas e ficou paupérrimo.
·        As palavras muito, pouco, bastante
Veja:
O rio está muito cheio.
O copo de vinho está pouco cheio.
A piscina está bastante cheia.
·        As palavras o mais . . . de, o menos . . .  de, quando relacionamos vários seres.
Pedro  é o mais estudioso de todos os meninos da classe.
Esta rua é menos arborizada das ruas da cidade.

Nota:
Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno, apresentam formas especiais:
Bom ótimo, o melhor
Mau péssimo, o pior
Grande máximo, o maior
Pequeno mínimo, o menor

Exemplos:
O filme foi ótimo.
O filme foi o melhor de todos.
Lúcia tirou uma péssima nota.
Lúcia tirou a pior nota da classe.
Tirei a nota máxima.
Tirei a maior nota da classe.
Ele tirou a nota mínima.
Ele tirou a menor nota da classe.

Conheça alguns superlativos:
Agradável: agradabilíssimo
Alto: supremo, sumo
Amável: amabilíssimo
Amigo: amiguíssimo 
Antigo: antiquíssimo
Baixo: ínfimo
Bom: ótimo
Comum: comuníssimo
Confortável: confortabilíssimo
Difícil: dificílimo
Fácil: facílimo
Feliz: felicíssimo
Fiel: fidelíssimo
Frágil: fragílimo
Grande: máximo
Inteligente: inteligentíssimo
Mau: péssimo
Novo: novíssimo
Pobre: paupérrimo
Popular: popularíssimo
Sábio: sapientíssimo
Simples: simplicíssimo
Terrível: terribilíssimo
Útil: utilíssimo
Exercícios:
1.     Copie as frases substituindo as palavras destacadas por superlativos terminados em íssima, íssimo ou ílimo:
a)     As pessoas às vezes ficam tristes, zangadas, furiosas e chateadas.
b)    A tarde foi muito agradável.
c)     Meu irmão é muito inteligente.
d)    O barco é muito frágil.
e)     O livro é muito novo.
f)      Vovô é muito sábio.
g)     A cantora é muito popular.
2.     Copie as frases e complete  as lacunas  com ótimo, péssimo máxima ou mínimo:
a)     Tive um _______ dia. (muito bom)
b)    Você teve um ________ dia. (muito mau)
c)     Fiz um esforço muito grande e tirei a nota _________.
d)    O frio era intenso e o termômetro atingiu o ________.
3.     Forme frases empregando os superlativos:
a)     Felicíssimo
b)    Facílimo
c)     Zangadíssimo
d)    Chateadíssimo




Atendendo ao Sr. “ANÔNIMO” quanto a sua dificuldade de compreender, tomamos a idéia de implementar a explicação sobre os graus comparativos e superlativos.

COMPARAR É DIZER SE É MAIOR, MENOR OU IGUAL.
POR EXEMPLO: VOCÊ É
MAIS INTELIGENTE DO QUE EU.
AS EXPRESSÕES "
MAIS" E "DO QUE" SÃO "COMPARATIVAS" ENTRE EU E VOCÊ.

SUPERLATIVO É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE DANDO UM EXAGERO A ALGUMA COISA OU COLOCANDO-A NO MAIOR OU MENOR TAMANHO. VEJA O EXEMPLO : VOCÊ É INTELIGENTÍSSIMO. O ACRÉSCIMO DO SUFIXO "ÍSSIMOESTÁ TE COLOCANDO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, PODEMOS ASSIM DIZER.
CASO MESMO ASSIM NÃO ENTENDA, ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU MSN QUE ESTAREI A SEU INTEIRO DISPOR.