Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O QUARTO ANO PRIMÁRIO

Questões:

1)  Para facilitar a administração do Brasil, ele foi dividido em regiões, Estados e municípios. O município de Tucuruí está localizado no Estado:
 

A) (   )  de Minas Gerais.           
B) (   )  da Estado da Bahia.
C) (   )  do Pará.                  
D) (   )  do Acre.

 
2)  Em se tratando de tamanho ou extensão territorial, o Estado do Para ocupa:
 
A) (    ) O último lugar                                
B) (    ) O sétimo lugar
C) (    ) O décimo nono Lugar                              
D) (    ) O segundo lugar

3)-  A capital do Estado do Pará, é a sede do governo do Estado. É de lá que vem boa parte dos recursos utilizados para o desenvolvimento da nossa cidade. O nome desta capital é:

A) (    ) GETAT                               
B) (    ) Marabá
C) (    ) Goiânia                                      
D) (    ) Belém
 

4)- Quanto à distribuição da população segundo o sexo, 49,6% são mulheres e o restante, 50,4%, são homens. Sua população é:
 
A) (   ) Totalmente negra.                                      
B) (   ) Totalmente branca e parda.
C) ( ) Formada por índios de todos os cantos do Brasil e Estados Unidos.
D)( ) miscigenada, isto é, formada a partir de índios, descendentes de imigrantes asiáticos e europeus.
 
5)- No período imperial, várias revoltas aconteceram visando o desenvolvimento e a independência do Brasil.  O Pará não ficou de fora e uma de suas grandes revoltas foi denominada de:

A) (    )  Cabanagem                  
B) (    )  Pilantragem            
C) (    )  Independência ou Morte           
D) (    )  Maquiagem
    
Por ordem do Imperador Dom Pedro I, uma esquadra comandada pelo almirante John Pascoe Grenfell desembarcou em vários Estados forçando-os a aderir à Independência, e a aceitar a separação definitiva entre Brasil e Portugal. Eles desembarcaram no Porto de Salinas no dia 11 de agosto de 1823, para cumprir a missão que lhes fora outorgada.
 
6) No dia 15 de agosto é feriado. Nessa data comemoramos a gloriosa vitória de sermos brasileiros. Em 15 de agosto de 1823, foi assinada a _______________ à independência do Brasil.

 A) (    ) Adesão do Pará
 B) (    ) Carta Magna
 C) (    ) Carta precatória 
 D) (    ) Licitação de Tucuruí

7)- A principal atividade econômica do Estado do Pará é a:

A) (   ) extração de seixo.
B) (   ) comércio de banana.
C) (   ) extração mineral.         
D) (   ) fabricação do suco de uva.

8) Os Estados que fazem divisa com o Pará são:

A) (    ) Tucuruí, GETAT, Breu Branco.
B) (    ) Minas, Goiás, Espírito Santo.
C) (    ) Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Roraima e Amapá.
D) (    ) Guiana Francesa, Guiana e Guiana Britânica.

9) O relevo do Estado do Pará tem como predominante:

A) (    ) A Planície Amazônica.
B) (    ) A Cordilheira dos Andes.
C) (    ) Os Planaltos.
D) (    ) As depressões.

10) O Clima predominante, devido a grande temperatura e a umidade é:

A) (    ) Clima de festa.
B) (    ) Clima frio.
C) (    ) Equatorial úmido.
D) (    ) sem clima.
 
. . . “O professor nada mais é que a ponte que leva ao conhecimento e ao saber. Seu papel é servir de estrada para transpor o caminho inicial.

sábado, 17 de março de 2012

ENCONTROS CONSONANTAIS

ENCONTROS CONSONANTAIS

flores – brasileiro – submarino – réptil – aptidão – democracia – advogado
Observe que em cada palavra há duas consoantes juntas, com sons diferentes.

Encontro Consonantal  é o encontro de duas ou mais consoantes, com sons diferentes, em uma mesma palavra.
Vamos agora relacionar alguns exemplos para que você possa enriquecer seus conhecimentos:


bl nu-bla-do –  cr →de-mo-cra-ci-a  –  ps  → pseu-dô-ni-mo –  cl →ex-cla-ma-ção – dr Pe-dre-gu-lho –  dv →ad-vo-ga-do –  fl →aflu-em-te  –  fr →  fru-ta –  bj →ob-je-to – gl → glo-ri-o-so – gr → a-gri-cul-tor – gn → dig-no - tl→ atle-ta –  pr→pra-ça – bt→ sub-ter-râ-neo     vl→Vla-di-mir – tr → e-le-tri-ci-ci-da-de –  ct → cac-to –  br→ fá-bri-ca – vr→la-vra-dor cn→c-ni-co – pl →sim-pli-ci-da-de –  pn → pneu-má-ti-co 

Vamos praticar?
1) Complete as palavras com l ou e sublinhe os encontros consonantais:

a)     sog__a
b)    g –ória
c)     ab__aço
d)    temp__o
e)     ret__ato
f)      liv__aria
g)     compad__e
h)    esc__ever
i)       inf__uente
j)       p__ova
k)     bicic__eta
l)       f__igorífico

2) Sublinhe os encontros consonantais e separe as sílabas:
a)     cacto = _______________________________________
b)    aptidão=______________________________________
c)     absurdo=______________________________________
d)    eclipse=_______________________________________
e)     núpcias=_______________________________________
f)      adquirir=______________________________________
g)     submarino=____________________________________
h)    eucalipto=_____________________________________
i)       indignado=____________________________________
j)       magnífico=____________________________________
k)     aritmética=____________________________________
l)       significado=___________________________________

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENCONTROS VOCÁLICOS




















 ENCONTROS VOCÁLICOS


o encontro vocálico de duas ou mais vogais na mesma palavra chama-se encontro vocálico.  Veja como é nas palavras destacadas na frase:
·        Eles moram quase todos, amontoados nuns lugares muito feios, que eles chamam de cidades.
As palavras quase , amontoados , muito  e feios possuem encontros vocálicos. (ua), (eio), (ui), (oa) são os encontros vocálicos destas palavras.

Há três tipos de encontros vocálicos:

·        Ditongo: É o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja os exemplos:
Edifício: e – di – fí – cio
Tesouro: te – souro
Coração: co – ra – ção

·        Tritongo: é o encontro de três vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja  os exemplos:
Uruguai: U – ru – guai
Paraguai: Pa – ra – guai
Iguais: i – guais

·        Hiato: É o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes. Veja os exemplos:
Saúde: saú – de
Criança: crian – ça
Boa: boa

Quanto aos ditongos, eles podem ser orais ou nasais. Vejamos:

·        Ditongos orais: é quando o som sai só pela boca. Veja os exemplos:
Madeira: ma – deira
Comerei: co – me – rei
Tirou: ti – rou
Gritou: Gri – tou

·        Ditongos nasais: É quando o som sai também pelo nariz. Veja os exemplos:
Mão: mão
Irmão: irmão
Coração: co – ra – ção
Muito: mui – to 


CONFERINDO O QUE APRENDEMOS

Vamos agora ver o quanto aprendemos?

1) Sublinhe os ditongos e separe as sílabas. depois, classifique os ditongos.
     Veja os modelos:
 irmão =  ir – mão →ditongo nasal → ão
       história = his – to – ria → ditongo oral → ia

a)     mão =  ______________________________________________
b)    caixa = ______________________________________________
c)     cão = ______________________________________________
d)    cristão = ______________________________________________
e)     cadeira = ______________________________________________
f)      embaixo = ______________________________________________
g)     cheirar = ______________________________________________
h)    comeu = ______________________________________________
i)       mamãe = ______________________________________________
j)       muito = ______________________________________________
k)    vulcões = ______________________________________________
l)       capitães = ______________________________________________
m)  bandeira = ______________________________________________
n)    não = ______________________________________________
o)    quase = ______________________________________________
p)    contrário = _________________________________________
q)    psiu = ______________________________________________
r)      baixo = ______________________________________________
s)     pai = ______________________________________________
t)      causa = ______________________________________________
u)    silêncio = ______________________________________________
v)    quatro = ______________________________________________
w)  direito = ______________________________________________
x)    roubado = ______________________________________________
y)    discussão = _________________________________________
z)     televisão = ______________________________________________

2) Sublinhe os hiatos e separe as sílabas:
a)     saíram = _______________________________________________
b)    iodo =    _______________________________________________
c)     país =    _______________________________________________
d)    baú =     _______________________________________________
e)     vieram = _______________________________________________
f)      porcaria = ______________________________________________
g)     crua =    _______________________________________________
h)    viúva =   _______________________________________________
i)       pessoa = ______________________________________________
j)       riacho =  ______________________________________________
k)    piada =   ______________________________________________
l)       estudiosa = ____________________________________________



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÍLABAS




SÍLABAS
A palavra tem uma sílaba. Ela é monossílaba.
A palavra pis tem duas sílabas. Ela é dissílaba.
A palavra professor tem três sílabas. Ela é trissílaba.
A palavra detetive tem quatro sílabas. Ela é polissílaba.
Obs.:  As palavras que tem mais de três sílabas são polissílabas.
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que se pronunciam de uma só vez.
Vejamos o exemplo:
A palavra “prateleira”  é pronunciada pausadamente, assim:

PRA ( primeira parte)
TE   (segunda parte)
LEI ( terceira parte)
RA ( quarta parte)
Esta palavra tem quatro partes porque você a pronunciou pausadamente em quatro tempos.
Prateleira então é uma palavra polissílaba, pois, tem quatro sílabas.
Praticando:
1)    Complete as palavras com as, es, is, os ou us. Separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:
a)     láp__                       e) __tá                     i) j__tificou                    m) g___tou  
b)    __timação              f) sug__ tão            j) prop___ta                  n) h___tória
c)     bel__car                 g) s___peito           k) ___pereto                 o) __no
d)    r__p__ta                h) m___tério          l) __te                             p) ___tro



2) Complete as lacunas com  m” ou “n”. Lembre-se que somente usamos a letra “m” antes das letras “b” e “p”. Depois, separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
a)     se__pre = ___________________________________________
b)    pó__ta = ___________________________________________
c)     o__te__ = ___________________________________________
d)    ta__be__ = __________________________________________
e)     silê__cio = ___________________________________________
f)      ni__gué__ = _________________________________________
g)     Le__bra__ça = _______________________________________
h)    nu__ca = ___________________________________________
i)       a__bi__e__te = ______________________________________
j)       jardi__ = ___________________________________________
k)     alime__to = _________________________________________
l)       i__porta__te = _______________________________________
m)  e__tre = ____________________________________________
n)    co__versa = _________________________________________
o)    La__che = ___________________________________________
p)    ne__hu__ = _________________________________________