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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENCONTROS VOCÁLICOS




















 ENCONTROS VOCÁLICOS


o encontro vocálico de duas ou mais vogais na mesma palavra chama-se encontro vocálico.  Veja como é nas palavras destacadas na frase:
·        Eles moram quase todos, amontoados nuns lugares muito feios, que eles chamam de cidades.
As palavras quase , amontoados , muito  e feios possuem encontros vocálicos. (ua), (eio), (ui), (oa) são os encontros vocálicos destas palavras.

Há três tipos de encontros vocálicos:

·        Ditongo: É o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja os exemplos:
Edifício: e – di – fí – cio
Tesouro: te – souro
Coração: co – ra – ção

·        Tritongo: é o encontro de três vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja  os exemplos:
Uruguai: U – ru – guai
Paraguai: Pa – ra – guai
Iguais: i – guais

·        Hiato: É o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes. Veja os exemplos:
Saúde: saú – de
Criança: crian – ça
Boa: boa

Quanto aos ditongos, eles podem ser orais ou nasais. Vejamos:

·        Ditongos orais: é quando o som sai só pela boca. Veja os exemplos:
Madeira: ma – deira
Comerei: co – me – rei
Tirou: ti – rou
Gritou: Gri – tou

·        Ditongos nasais: É quando o som sai também pelo nariz. Veja os exemplos:
Mão: mão
Irmão: irmão
Coração: co – ra – ção
Muito: mui – to 


CONFERINDO O QUE APRENDEMOS

Vamos agora ver o quanto aprendemos?

1) Sublinhe os ditongos e separe as sílabas. depois, classifique os ditongos.
     Veja os modelos:
 irmão =  ir – mão →ditongo nasal → ão
       história = his – to – ria → ditongo oral → ia

a)     mão =  ______________________________________________
b)    caixa = ______________________________________________
c)     cão = ______________________________________________
d)    cristão = ______________________________________________
e)     cadeira = ______________________________________________
f)      embaixo = ______________________________________________
g)     cheirar = ______________________________________________
h)    comeu = ______________________________________________
i)       mamãe = ______________________________________________
j)       muito = ______________________________________________
k)    vulcões = ______________________________________________
l)       capitães = ______________________________________________
m)  bandeira = ______________________________________________
n)    não = ______________________________________________
o)    quase = ______________________________________________
p)    contrário = _________________________________________
q)    psiu = ______________________________________________
r)      baixo = ______________________________________________
s)     pai = ______________________________________________
t)      causa = ______________________________________________
u)    silêncio = ______________________________________________
v)    quatro = ______________________________________________
w)  direito = ______________________________________________
x)    roubado = ______________________________________________
y)    discussão = _________________________________________
z)     televisão = ______________________________________________

2) Sublinhe os hiatos e separe as sílabas:
a)     saíram = _______________________________________________
b)    iodo =    _______________________________________________
c)     país =    _______________________________________________
d)    baú =     _______________________________________________
e)     vieram = _______________________________________________
f)      porcaria = ______________________________________________
g)     crua =    _______________________________________________
h)    viúva =   _______________________________________________
i)       pessoa = ______________________________________________
j)       riacho =  ______________________________________________
k)    piada =   ______________________________________________
l)       estudiosa = ____________________________________________



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÍLABAS




SÍLABAS
A palavra tem uma sílaba. Ela é monossílaba.
A palavra pis tem duas sílabas. Ela é dissílaba.
A palavra professor tem três sílabas. Ela é trissílaba.
A palavra detetive tem quatro sílabas. Ela é polissílaba.
Obs.:  As palavras que tem mais de três sílabas são polissílabas.
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que se pronunciam de uma só vez.
Vejamos o exemplo:
A palavra “prateleira”  é pronunciada pausadamente, assim:

PRA ( primeira parte)
TE   (segunda parte)
LEI ( terceira parte)
RA ( quarta parte)
Esta palavra tem quatro partes porque você a pronunciou pausadamente em quatro tempos.
Prateleira então é uma palavra polissílaba, pois, tem quatro sílabas.
Praticando:
1)    Complete as palavras com as, es, is, os ou us. Separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:
a)     láp__                       e) __tá                     i) j__tificou                    m) g___tou  
b)    __timação              f) sug__ tão            j) prop___ta                  n) h___tória
c)     bel__car                 g) s___peito           k) ___pereto                 o) __no
d)    r__p__ta                h) m___tério          l) __te                             p) ___tro



2) Complete as lacunas com  m” ou “n”. Lembre-se que somente usamos a letra “m” antes das letras “b” e “p”. Depois, separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
a)     se__pre = ___________________________________________
b)    pó__ta = ___________________________________________
c)     o__te__ = ___________________________________________
d)    ta__be__ = __________________________________________
e)     silê__cio = ___________________________________________
f)      ni__gué__ = _________________________________________
g)     Le__bra__ça = _______________________________________
h)    nu__ca = ___________________________________________
i)       a__bi__e__te = ______________________________________
j)       jardi__ = ___________________________________________
k)     alime__to = _________________________________________
l)       i__porta__te = _______________________________________
m)  e__tre = ____________________________________________
n)    co__versa = _________________________________________
o)    La__che = ___________________________________________
p)    ne__hu__ = _________________________________________

ALFABETO



ALFABETO

A palavra Adilson é formada por sons  e  letras .
a palavra Adilson é formada por sete símbolos chamados letras , que representam graficamente os sons da voz humana.
·        Letras são símbolos que representam os fonemas.
·        Fonemas são os sons da voz humana.

·        ALFABETO é o conjunto de letras ou símbolos que representam os sons da voz humana.
alfabeto em letras minúsculas:
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z
alfabeto em letras maiúsculas:
A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W,  X, Y,  Z
As letras K(cá), W(dáblio) e Y(ípsilon), foram incorporadas recentemente ao nosso alfabeto devido ao Acordo Ortográfico Internacional.

EXERCITANDO
1) Escreva:
a) O nome de cinco animais começado poro consoante;
b) O nome de cinco frutas começado por vogal.

2) Coloque cada relação de palavras em ordem alfabética:
a)     lápis, mistério, detetive, classe, porta, silêncio.
b)    Adilson, apelido, alimento, animo, aula, ainda, ambiente.
c)     beliscar, barulho, barriga, brincadeiras, buscar, bolsos.
d)    cabelo, casa, cadarço, careta, calor, caco.
e)     lápis, lado, lata, lavou, laranja, lá, lama.
f)      manga, manso,m mancha, manteiga, manhã, manivela, mangueira.
g)     perdido, pegaram, porta, professor, pé, pedacinho, porque.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SIMULADO DE PORTUGUÊS - ADVERBIO, LOCUÇÃO, VERBO, SUJEITO E PREDICADO

                                 O burro e o cachorrinho
 
Um homem tinha um burro e um cachorrinho. O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, que brincava com ele, deixava que dormisse no seu colo e sempre que saía para um jantar voltava trazendo alguma coisa boa para ele. O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Tinha um estábulo confortável, ganhava muito feno e muita aveia, mas em compensação tinha que trabalhar no moinho moendo trigo e carregar cargas pesadas do campo para o paiol. Sempre pensava na vida boa do cachorrinho, que só se divertia e não era obrigado a fazer nada, o burro se chateava com a trabalheira que ficava por conta dele.
Certamente se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito – pensou  ele.
Pensou e fez. Num dia de manhã, soltou-se do estábulo e entrou na casa do dono saltitando como tinha visto o cachorro fazer. Só que, como era um animal grande e atrapalhado, acabou derrubando a mesa e quebrando a louça toda. Quando tentou pular para o colo do dono, os empregados acharam que ele estava querendo matar o patrão e começaram a bater nele com varas até ele fugir da casa correndo. Mais tarde, todo dolorido em seu estábulo, o burro pensava: "Pronto, me dei mal. Mas bem que eu merecia. Por que não fiquei contente com o que eu sou em vez de tentar copiar as palhaçadas daquele cachorrinho?"
Moral: É burrice tentar ser uma coisa que não se é.
(La Fontaine)
QUESTÕES:

1)  O burro achava que não era bem tratado e por isso, resolveu:
a) (    ) Trabalhar mais moendo mais trigo.
b) (    ) Ser preguiçoso.
c) (    ) Resolveu receber o dono como o cachorrinho.
d)(    ) não se importou com o cachorrinho.

2) Quando viram o burro  com aquelas atitudes estranhas:  
a)  (    ) Aplaudiram a atitude do burro.
b)  (    ) Chamaram o cachorrinho para ver o burro .
C) (    ) Deram mais comida para o burro.
d) (    ) Bateram nele com varas.

3) A moral da história do burro e do cachorrinho é:
a) (    ) Que devemos sempre ser o que não somos.
b) (    ) Devemos comer mais.
c) (    ) Devemos impor nossas idéias para conseguir o que queremos.
d) (    ) É burrice tentar ser uma coisa que não se é..
Gramática
Locução adverbial: são conjuntos de duas ou mais palavras que possuem juntas, valor de advérbio.Veja o exemplo:  Acordei de madrugada - Acordei cedo

4) No texto temos uma locução adverbial que é:
a) (    )  Pensou e fez.
b) (    ) De manhã.
c) (    ) Um burro e o cachorrinho.
d) (    ) ganhava muito.

5) Na frase: O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, o sujeito é:
a) (    ) Bem cuidado.
b) (    ) O cachorro.
c) (    ) Muito bem cuidado.
d) (    ) Por seu dono.

6) O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Nesta frase o predicado é:
a) (    ) Também era muito bem cuidado por seu dono.
b) (    ) Cuidado por seu dono
c) (    ) Seu dono
d) (    ) Nenhuma das respostas.

7) deixava que dormisse no seu colo. A palavra sublinhada é:
a) (    ) Um verbo no pretérito imperfeito.
b) (    ) Um verbo no presente.
c) (    ) Um substantivo no presente.
d) (    ) Um substantivo no pretérito.

8) Na frase: “ O cachorro era muito bem cuidado pelo seu dono. A palavra grifada é:
a) (    ) Advérbio de intensidade
b) (    ) Advérbio de local.
c) (    ) Verbo no futuro.
d) (    ) Gerúndio.

9) Pensou e fez. Nesta frase os dois verbos estão:
a)  (    )   No pretérito perfeito.
b)  (    )   No futuro imperfeito.
c)  (    )   No presente.
d)  (    )   no pretérito e no presente.

10) Certamente se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito. Certamente é:
a)  (   ) Sujeito.
b) (   ) Predicado.
c) (   ) Verbo no presente do indicativo.
d) (   ) Advérbio de afirmação.