Durante décadas criticou-se a forma tradicional de ensino e novas metodologias foram introduzidas, embora, muito ainda se espera quanto à dinamização do ensino. Como pedagogo e professor, creio que deve-se unir o útil ao agradável e menosprezar o "velho amor". Pensando nisso, resolvi publicar alguns trabalhos visando contribuir com o aquele que tanto quer ver algo diferente e que possa ajudar a "fazer a diferença".
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
ENCONTROS VOCÁLICOS
ENCONTROS VOCÁLICOS
o encontro vocálico de duas ou mais vogais na mesma palavra chama-se encontro vocálico. Veja como é nas palavras destacadas na frase:
· Eles moram quase todos, amontoados nuns lugares muito feios, que eles chamam de cidades.
As palavras quase , amontoados , muito e feios possuem encontros vocálicos. (ua), (eio), (ui), (oa) são os encontros vocálicos destas palavras.
Há três tipos de encontros vocálicos:
· Ditongo: É o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja os exemplos:
Edifício: e – di – fí – cio
Tesouro: te – sou – ro
Coração: co – ra – ção
· Tritongo: é o encontro de três vogais pronunciadas em uma só sílaba. Veja os exemplos:
Uruguai: U – ru – guai
Paraguai: Pa – ra – guai
Iguais: i – guais
· Hiato: É o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes. Veja os exemplos:
Saúde: sa – ú – de
Criança: cri – an – ça
Boa: bo – a
Quanto aos ditongos, eles podem ser orais ou nasais. Vejamos:
· Ditongos orais: é quando o som sai só pela boca. Veja os exemplos:
Madeira: ma – dei – ra
Comerei: co – me – rei
Tirou: ti – rou
Gritou: Gri – tou
· Ditongos nasais: É quando o som sai também pelo nariz. Veja os exemplos:
Mão: mão
Irmão: irmão
Coração: co – ra – ção
Muito: mui – to
CONFERINDO O QUE APRENDEMOS
Vamos agora ver o quanto aprendemos?
1) Sublinhe os ditongos e separe as sílabas. depois, classifique os ditongos.
Veja os modelos:
irmão = ir – mão →ditongo nasal → ão
história = his – to – ria → ditongo oral → ia
a) mão = ______________________________________________
b) caixa = ______________________________________________
c) cão = ______________________________________________
d) cristão = ______________________________________________
e) cadeira = ______________________________________________
f) embaixo = ______________________________________________
g) cheirar = ______________________________________________
h) comeu = ______________________________________________
i) mamãe = ______________________________________________
j) muito = ______________________________________________
k) vulcões = ______________________________________________
l) capitães = ______________________________________________
m) bandeira = ______________________________________________
n) não = ______________________________________________
o) quase = ______________________________________________
p) contrário = _________________________________________
q) psiu = ______________________________________________
r) baixo = ______________________________________________
s) pai = ______________________________________________
t) causa = ______________________________________________
u) silêncio = ______________________________________________
v) quatro = ______________________________________________
w) direito = ______________________________________________
x) roubado = ______________________________________________
y) discussão = _________________________________________
z) televisão = ______________________________________________
2) Sublinhe os hiatos e separe as sílabas:
a) saíram = _______________________________________________
b) iodo = _______________________________________________
c) país = _______________________________________________
d) baú = _______________________________________________
e) vieram = _______________________________________________
f) porcaria = ______________________________________________
g) crua = _______________________________________________
h) viúva = _______________________________________________
i) pessoa = ______________________________________________
j) riacho = ______________________________________________
k) piada = ______________________________________________
l) estudiosa = ____________________________________________
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
SÍLABAS
SÍLABAS
A palavra pé tem uma sílaba. Ela é monossílaba.
A palavra lápis tem duas sílabas. Ela é dissílaba.
A palavra professor tem três sílabas. Ela é trissílaba.
A palavra detetive tem quatro sílabas. Ela é polissílaba.
Obs.: As palavras que tem mais de três sílabas são polissílabas.
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que se pronunciam de uma só vez.
Vejamos o exemplo:
A palavra “prateleira” é pronunciada pausadamente, assim:
PRA ( primeira parte)
TE (segunda parte)
LEI ( terceira parte)
RA ( quarta parte)
Esta palavra tem quatro partes porque você a pronunciou pausadamente em quatro tempos.
Prateleira então é uma palavra polissílaba, pois, tem quatro sílabas.
Praticando:
1) Complete as palavras com as, es, is, os ou us. Separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:
a) láp__ e) __tá i) j__tificou m) g___tou
b) __timação f) sug__ tão j) prop___ta n) h___tória
c) bel__car g) s___peito k) ___pereto o) __no
d) r__p__ta h) m___tério l) __te p) ___tro
2) Complete as lacunas com “m” ou “n”. Lembre-se que somente usamos a letra “m” antes das letras “b” e “p”. Depois, separe as sílabas e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
a) se__pre = ___________________________________________
b) pó__ta = ___________________________________________
c) o__te__ = ___________________________________________
d) ta__be__ = __________________________________________
e) silê__cio = ___________________________________________
f) ni__gué__ = _________________________________________
g) Le__bra__ça = _______________________________________
h) nu__ca = ___________________________________________
i) a__bi__e__te = ______________________________________
j) jardi__ = ___________________________________________
k) alime__to = _________________________________________
l) i__porta__te = _______________________________________
m) e__tre = ____________________________________________
n) co__versa = _________________________________________
o) La__che = ___________________________________________
p) ne__hu__ = _________________________________________
ALFABETO
ALFABETO
A palavra Adilson é formada por sons e letras .
a palavra Adilson é formada por sete símbolos chamados letras , que representam graficamente os sons da voz humana.
· Letras são símbolos que representam os fonemas.
· Fonemas são os sons da voz humana.
· ALFABETO é o conjunto de letras ou símbolos que representam os sons da voz humana.
alfabeto em letras minúsculas:
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z
alfabeto em letras maiúsculas:
A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
As letras K(cá), W(dáblio) e Y(ípsilon), foram incorporadas recentemente ao nosso alfabeto devido ao Acordo Ortográfico Internacional.
EXERCITANDO
1) Escreva:
a) O nome de cinco animais começado poro consoante;
b) O nome de cinco frutas começado por vogal.
2) Coloque cada relação de palavras em ordem alfabética:
a) lápis, mistério, detetive, classe, porta, silêncio.
b) Adilson, apelido, alimento, animo, aula, ainda, ambiente.
c) beliscar, barulho, barriga, brincadeiras, buscar, bolsos.
d) cabelo, casa, cadarço, careta, calor, caco.
e) lápis, lado, lata, lavou, laranja, lá, lama.
f) manga, manso,m mancha, manteiga, manhã, manivela, mangueira.
g) perdido, pegaram, porta, professor, pé, pedacinho, porque.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
SIMULADO DE PORTUGUÊS - ADVERBIO, LOCUÇÃO, VERBO, SUJEITO E PREDICADO
O burro e o cachorrinho
Um homem tinha um burro e um cachorrinho. O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, que brincava com ele, deixava que dormisse no seu colo e sempre que saía para um jantar voltava trazendo alguma coisa boa para ele. O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Tinha um estábulo confortável, ganhava muito feno e muita aveia, mas em compensação tinha que trabalhar no moinho moendo trigo e carregar cargas pesadas do campo para o paiol. Sempre pensava na vida boa do cachorrinho, que só se divertia e não era obrigado a fazer nada, o burro se chateava com a trabalheira que ficava por conta dele.
Certamente se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito – pensou ele.
Pensou e fez. Num dia de manhã, soltou-se do estábulo e entrou na casa do dono saltitando como tinha visto o cachorro fazer. Só que, como era um animal grande e atrapalhado, acabou derrubando a mesa e quebrando a louça toda. Quando tentou pular para o colo do dono, os empregados acharam que ele estava querendo matar o patrão e começaram a bater nele com varas até ele fugir da casa correndo. Mais tarde, todo dolorido em seu estábulo, o burro pensava: "Pronto, me dei mal. Mas bem que eu merecia. Por que não fiquei contente com o que eu sou em vez de tentar copiar as palhaçadas daquele cachorrinho?"
Moral: É burrice tentar ser uma coisa que não se é.
(La Fontaine)
QUESTÕES:
1) O burro achava que não era bem tratado e por isso, resolveu:
a) ( ) Trabalhar mais moendo mais trigo.
b) ( ) Ser preguiçoso.
c) ( ) Resolveu receber o dono como o cachorrinho.
d)( ) não se importou com o cachorrinho.
2) Quando viram o burro com aquelas atitudes estranhas:
a) ( ) Aplaudiram a atitude do burro.
b) ( ) Chamaram o cachorrinho para ver o burro .
C) ( ) Deram mais comida para o burro.
d) ( ) Bateram nele com varas.
3) A moral da história do burro e do cachorrinho é:
a) ( ) Que devemos sempre ser o que não somos.
b) ( ) Devemos comer mais.
c) ( ) Devemos impor nossas idéias para conseguir o que queremos.
d) ( ) É burrice tentar ser uma coisa que não se é..
Gramática
Locução adverbial: são conjuntos de duas ou mais palavras que possuem juntas, valor de advérbio.Veja o exemplo: Acordei de madrugada - Acordei cedo
4) No texto temos uma locução adverbial que é:
a) ( ) Pensou e fez.
b) ( ) De manhã.
c) ( ) Um burro e o cachorrinho.
d) ( ) ganhava muito.
5) Na frase: O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, o sujeito é:
a) ( ) Bem cuidado.
b) ( ) O cachorro.
c) ( ) Muito bem cuidado.
d) ( ) Por seu dono.
6) O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Nesta frase o predicado é:
a) ( ) Também era muito bem cuidado por seu dono.
b) ( ) Cuidado por seu dono
c) ( ) Seu dono
d) ( ) Nenhuma das respostas.
7) deixava que dormisse no seu colo. A palavra sublinhada é:
a) ( ) Um verbo no pretérito imperfeito.
b) ( ) Um verbo no presente.
c) ( ) Um substantivo no presente.
d) ( ) Um substantivo no pretérito.
8) Na frase: “ O cachorro era muito bem cuidado pelo seu dono. A palavra grifada é:
a) ( ) Advérbio de intensidade
b) ( ) Advérbio de local.
c) ( ) Verbo no futuro.
d) ( ) Gerúndio.
9) Pensou e fez. Nesta frase os dois verbos estão:
a) ( ) No pretérito perfeito.
b) ( ) No futuro imperfeito.
c) ( ) No presente.
d) ( ) no pretérito e no presente.
10) Certamente se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito. Certamente é:
a) ( ) Sujeito.
b) ( ) Predicado.
c) ( ) Verbo no presente do indicativo.
d) ( ) Advérbio de afirmação.
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