Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CÉLULAS, SISTEMA NERVOSO E SISTEMA REPRODUTOR PARA O 5º ANO

SIMULADO DE CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL 5° ANO

O único sistema que é diferente no homem e na mulher, é o sistema reprodutor.

Os órgãos que formam o sistema reprodutor masculino e feminino são responsáveis pela reprodução humana.

QUESTÕES:

1) Os órgãos reprodutores  _______________ são os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina. 
a) (    ) coração
b) (    ) pênis
c) (    ) óvulo
d)(    ) feminino

2) Os órgãos reprodutores ____________são os testículos, os dutos condutores de espermatozoides  e a próstata .  

a)  (    ) masculino
b)  (    ) feminino
C) (    ) testículos
d) (    ) esperma

3) ________________é o órgão onde se formam os espermatozoides.

a) (    ) pênis
b) (    ) vagina
c) (    ) testículos
d) (    ) célula-ovo

4) _______________ é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Começa quando o espermatozoide do homem fecunda o óvulo e este se implanta na parede do útero e termina no momento do nascimento.

a) (    )  sete meses
b) (    ) dez a doze anos
c) (    ) nove meses
d) (    ) fecundação

5) Células são pequenas unidades que formam o nosso corpo. Existem no corpo humano vários tipos de células, que podem variar quanto à forma e ao tamanho. Todas as células precisam de alimento para viver.

a) (    ) A célula é composta de cabeça, tronco e membros.
b) (    ) O núcleo é a parte de fora da célula que a protege.
c) (    ) A membrana, o citoplasma e o núcleo são as principais partes  da célula.
d) (    ) Nossos dentes não são formados de células.

6) A partir das células, nosso organismo é formado. As __________ formam os tecidos que por sua vez formam os ________ e, a reunião destes, formam os aparelhos e sistemas.

a) (    ) veias - artérias
b) (    ) mandíbula -  traqueia
c) (    ) células – órgãos
d) (    ) células - nervos

7) O sistema nervoso comanda e regula o funcionamento do nosso corpo. Ele divide-se em ____________,  ___________________ e ___________________.

a) (    ) cabeça, tronco e membros
b) (    ) nervos maiores, nervos médios e nervos pequenos
c) (    ) cérebro, cerebelo e encéfalo
d) (    ) central, periférico e autônomo

8) O _________ é a parte principal do sistema nervoso central. Ele  coordena  as atividades intelectuais, as sensações e os movimentos voluntários do corpo.

a) (    ) cerebelo
b) (    ) medula
c) (    ) cérebro
d) (    ) sistema nervoso autônomo

9) Os movimentos do nosso corpo são realizados pelos _________ e pelos __________.
a)  (    )   olhos – cabeça
b)  (    )   ouvido – olhos
c)  (    )   ossos – músculos
d)  (    )   pernas – braços

10) o corpo humano divide-se em três partes:  _______________, ________________ e ___________.

a)  cabeça, pernas e braços
b)  cabeça, tronco e membros
c)  nutrientes, sangue arterial e oxigênio
d) membrana, citoplasma e núcleo

terça-feira, 17 de maio de 2011

GRAU DO ADJETIVO


O grau do adjetivo exprime a intensidade da qualidade dos seres.
Os graus do adjetivo são dois: comparativo e superlativo.
 Grau comparativo
o grau comparativo é usado para comparar a mesma qualidade entre os seres.
O grau comparativo pode ser:
·        de superioridade comparação para mais:
Joãozinho é mais esperto que o Gustavo.

·        De igualdade comparação para igual:
Joãozinho é tão esperto quanto Gustavo.
·        De inferioridade comparação para menos:
Joãozinho é menos esperto do que Gustavo.
 Atividades propostas:

1.     Copie as frases e escreva o grau do adjetivo:
a)    Marcia é tão estudiosa quanto Gabriela.
b)    Gabriela é menos estudiosa do que Larissa.
c)     João é mais bonito do que José

2.     Copie as frases e forme o grau comparativo de igualdade:
a)    Dulce é ____ bonita _______  Ana.
b)    Este livro é ____ novo ________ aquele.
c)     Edu é ____ forte _______ Marcos.
d)    João é ___ rico ______ Mara.

3.     Copie as frases e forme o grau comparativo de superioridade:
a)    Eu acho que café é ____ gostoso _________ chá.
b)    O oautomóvel é ____ rápido _______ o trem.
c)     Antônio está ____  magro ________ Dorival.
d)    Pedro é _____ inteligente ________ Lucas.

4.     Copie as frases e forme o grau comparativo de inferioridade:
a)    A prata é _______ preciosa _________ o ouro.
b)    Meio quilo de ferro é _____ pesado _______ um quilo de penas.
c)     O arbusto geralmente é _____ alto _______ a árvore.
d)    A bicicleta é ____ veloz _______ a motocicleta.

Grau superlativo

O grau superlativo serve para representar a qualidade em sua maior intensidade.
Veja:
Joãozinho é muito esperto.
Joãozinho é espertíssimo.
Joãozinho é o mais esperto entre os colegas da sala de aula.
Nessas frases a palavra esperto está no grau superlativo.

Para formar o grau superlativo, juntamos ao adjetivo:
·        As terminações íssimo, ílimo, érrimo.
Veja:
Estou muito contente estou contentíssimo.
Este exercício é muito fácil este exercício é facílimo.
João fez muitas dívidas e ficou muito pobre João fez muitas dívidas e ficou paupérrimo.
·        As palavras muito, pouco, bastante
Veja:
O rio está muito cheio.
O copo de vinho está pouco cheio.
A piscina está bastante cheia.
·        As palavras o mais . . . de, o menos . . .  de, quando relacionamos vários seres.
Pedro  é o mais estudioso de todos os meninos da classe.
Esta rua é menos arborizada das ruas da cidade.

Nota:
Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno, apresentam formas especiais:
Bom ótimo, o melhor
Mau péssimo, o pior
Grande máximo, o maior
Pequeno mínimo, o menor

Exemplos:
O filme foi ótimo.
O filme foi o melhor de todos.
Lúcia tirou uma péssima nota.
Lúcia tirou a pior nota da classe.
Tirei a nota máxima.
Tirei a maior nota da classe.
Ele tirou a nota mínima.
Ele tirou a menor nota da classe.

Conheça alguns superlativos:
Agradável: agradabilíssimo
Alto: supremo, sumo
Amável: amabilíssimo
Amigo: amiguíssimo 
Antigo: antiquíssimo
Baixo: ínfimo
Bom: ótimo
Comum: comuníssimo
Confortável: confortabilíssimo
Difícil: dificílimo
Fácil: facílimo
Feliz: felicíssimo
Fiel: fidelíssimo
Frágil: fragílimo
Grande: máximo
Inteligente: inteligentíssimo
Mau: péssimo
Novo: novíssimo
Pobre: paupérrimo
Popular: popularíssimo
Sábio: sapientíssimo
Simples: simplicíssimo
Terrível: terribilíssimo
Útil: utilíssimo
Exercícios:
1.     Copie as frases substituindo as palavras destacadas por superlativos terminados em íssima, íssimo ou ílimo:
a)     As pessoas às vezes ficam tristes, zangadas, furiosas e chateadas.
b)    A tarde foi muito agradável.
c)     Meu irmão é muito inteligente.
d)    O barco é muito frágil.
e)     O livro é muito novo.
f)      Vovô é muito sábio.
g)     A cantora é muito popular.
2.     Copie as frases e complete  as lacunas  com ótimo, péssimo máxima ou mínimo:
a)     Tive um _______ dia. (muito bom)
b)    Você teve um ________ dia. (muito mau)
c)     Fiz um esforço muito grande e tirei a nota _________.
d)    O frio era intenso e o termômetro atingiu o ________.
3.     Forme frases empregando os superlativos:
a)     Felicíssimo
b)    Facílimo
c)     Zangadíssimo
d)    Chateadíssimo




Atendendo ao Sr. “ANÔNIMO” quanto a sua dificuldade de compreender, tomamos a idéia de implementar a explicação sobre os graus comparativos e superlativos.

COMPARAR É DIZER SE É MAIOR, MENOR OU IGUAL.
POR EXEMPLO: VOCÊ É
MAIS INTELIGENTE DO QUE EU.
AS EXPRESSÕES "
MAIS" E "DO QUE" SÃO "COMPARATIVAS" ENTRE EU E VOCÊ.

SUPERLATIVO É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE DANDO UM EXAGERO A ALGUMA COISA OU COLOCANDO-A NO MAIOR OU MENOR TAMANHO. VEJA O EXEMPLO : VOCÊ É INTELIGENTÍSSIMO. O ACRÉSCIMO DO SUFIXO "ÍSSIMOESTÁ TE COLOCANDO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, PODEMOS ASSIM DIZER.
CASO MESMO ASSIM NÃO ENTENDA, ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU MSN QUE ESTAREI A SEU INTEIRO DISPOR.

domingo, 15 de maio de 2011

ADJETIVOS PÁTRIOS
















Adjetivos pátrios são palavras que indicam o lugar de origem de alguém ou de alguma coisa.
Veja:

Pedro é brasileiro, pois nasceu no Brasil.
Joaquim é português, pois nasceu em Portugal.
Maeli é japonesa, pois nasceu no Japão.

As palavras brasileiro, português e japonesa são adjetivos pátrios.

Exercícios

1) Copie as frases empregando adjetivos pátrios. Veja o modelo:

 Irene nasceu na Itália Irene é italiana.
a) O avô de Ivan nasceu na Rússia.
b) Helena é natural da Grécia.
c) O navio que está no porto é da Inglaterra.
d) O vencedor da corrida é da Argentina.

2) Pesquise e escreva o onome dos Estados que correspondem aos adjetivos pátrios:

Capixaba – fluminense – potiguar – amazonense – gaúcho – paulista – catarinense – maranhense – goiano – alagoano – roraimense – paraibano – baiano – amapaense – rondoniano – mato-grossense-do-sul – acreano – paranaense – piauiense – sergipano – tocantinense – pernambucano – paraense – carioca – mineiro.

ADJETIVOS








Adjetivos são palavras que indicam as características ou qualidades dos seres ou das coisas.
Veja:
A princesa é bonita e exigente.
As palavras bonita e exigente são qualidades  ou adjetivos da princesa.
Os adjetivos acompanham os substantivos.

Exercícios para treinar

1.     Copie e forme expressões completando as lacunas com um dos adjetivos abaixo:
rápido – saboroso – grosso – pequeno – grandes – finas – valentes – brilhantes
a) castelo ________        b) livro _________     c) coelho _______  
d) frango ________        e) pernas ________    f) meninos _______ 
g) cabelos _______         h) olhos _________
2.     Copie as frases e circule os adjetivos referentes às palavras destacadas:
a) As crianças estão cansadas, mas felizes e satisfeitas.
b) Mimoso é um boi grande e malhado.
c) O carro  de titio é veloz e espaçoso.
3.     Copie as expressões substituindo o adjetivo por um antônimo:
a) Príncipe encantado.
b) Luz acesa.
c) menino animado.
d) Criança atenta.
e) Comida quente.
f)  Exercício certo.
4.     Copie substituindo o adjetivo por um dos sinônimos abaixo:
corajosa – generosa – gozado – velho – acanhado – contente
a) Mulher alegre.
b) Menina valente.
c) Bicho engraçado.
d) Livro antigo.
e) Criança caridosa.
f)  Menino tímido.
5.     Copie as frases, passe-as para o feminino e sublinhe os adjetivos:
a) O domador é valente.
b) O garoto é sabichão.
c) O carneiro está gordo.
d) O folião está alegre.
6.     Copie as frases, passe-as para o plural e sublinhe os adjetivos:
a) O bebê é chorão.
b) O exercício é fácil.
c) O pirata é cruel.
d) A menina é amável.
7.     Copie as frases, passe-as para o singular e sublinhe os adjetivos:
a) As mulheres são trabalhadeiras e inteligentes.
b) As meninas são amáveis e educadas.
c) As leoas estão famintas e cansadas.
d) As maças estão maduras e gostosas.
8.     Copie e substitua as expressões destacadas por adjetivos do quadro:
solar – anual – insular – aquática – sertaneja – chuvosa
a) População da ilha.
b) Música do sertão.
c) Prêmio do ano.
d) noite de chuva.
e) Luz do Sol.
f) Planta dӇgua.