Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

ESCOLA MARIA ODETE E O PASSEIO NO BOSQUE

           A Escola Maria Odete Carneiro Soares promoveu o projeto Saberes e Sabores onde aconteceu uma gincana cuja vencedora foi a Equipe Azul.
           A equipe foi premiada com um passeio no bosque na Vila da Eletronorte.  Foi um passeio interativo e saudável.
            Veja algumas fotos tiradas lá:

































          A escola trabalha com projetos com a finalidade de diversificar o aprendizado e torná-lo mais atrativo. Neste bimestre foi trabalhado o projeto "Saberes e Sabores" visando uma integração científica de melhor proveito. A escola formou grupos de concorrência, utilizando as cores da Bandeira Nacional, onde os integrantes da Equipe Azul, foram os vencedores.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



                              Simulado de Geografia e História 

 

  Questões:

1)  Para facilitar a administração do Brasil, ele foi dividido em regiões, Estados e municípios. O município de Tucuruí está localizado no Estado: (0,5 pts.)

(A)  de Minas Gerais.           
(B)  da Estado da Bahia.
(C)  do Pará.                  
(D)  do Acre.

2)  Em se tratando de tamanho ou extensão territorial, o Estado do Para ocupa: (0,5 pts.)

(A) o último lugar                                
(B) o sétimo lugar
(C) o décimo nono Lugar                              
(D) o segundo lugar


3)-  A capital do Estado do Pará, é a sede do governo do Estado. É de lá que vem boa parte dos recursos utilizados para o desenvolvimento da nossa cidade. O nome desta capital é: (0,5 pts.)
(A)  GETAT                               
(B)  Marabá
(C)  Goiânia                                      
(D)  Belém

4)- As casas da época da fundação da cidade de Belém , no século XVI eram: (0,5 pts.)
(A) Arranha céus                                      
(B) Casas coloniais
(C) Prédios e mansões
(D)  Casas simples, feitas de barro e cobertas com palhas
           
5)- No período imperial, várias revoltas aconteceram visando o desenvolvimento e a independência do Brasil.  O Pará não ficou de fora e uma de suas grandes revoltas foi denominada de: (0,5 pts.)

(A)Cabanagem                  
(B)Pilantragem            
(C)Independência ou Morte           
(D)Maquiagem

6) No dia 15 de agosto é feriado. Nessa data comemoramos a gloriosa vitória de sermos brasileiros. Em 15 de agosto de 1823, foi assinada a _______________ à independência do Brasil. (0,5 pts.)
 (A) Adesão do Pará
 (B) Carta Magna
 (C) Carta precatória 
 (D) Licitação de Tucuruí

7)- A principal atividade econômica do Estado do Pará é a: (0,5 pts.)
(A) extração de seixo.
(B) comércio de banana.
(C) extração mineral.         
(D) fabricação do suco de uva.

8) Os Estados que fazem divisa com o Pará são: (0,5 pts.)
(A) Tucuruí, GETAT, Breu Branco.
(B) Minas, Goiás, Espírito Santo.
(C) Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Roraima e Amapá.
(D) Guiana Francesa, Guiana e Guiana Britânica.

9) O relevo do Estado do Pará tem como predominante: (0,5 pts.)
(A) A Planície Amazônica.
(B) A Cordilheira dos Andes.
(C) Os Planaltos.
(D) As depressões.

10) O Clima predominante, devido a grande temperatura
e  a umidade é: (0,5 pts.)
(A) Clima de festa.
(B) Clima frio.
(C) Equatorial úmido.
(D) sem clima.


O professor nada mais é que a ponte que leva ao conhecimento e ao saber. Seu papel é servir de estrada para transpor o caminho inicial.

Boa Sorte!                                                                      ... Ormes de Paula


SIMULADO DE PORTUGUÊS PARA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL




                                              Atividade Avaliativa Português 

 

                                                             O rato do mato e o rato da cidade

        Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
       — Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse.
       — Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
      Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.
      Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
      Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.
      — Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou.
      — Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.
     Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.

       Ana Rosa Abreu...   
Interpretação do texto

Questões:

1)    O ratinho da cidade foi ao campo visitar o rato do campo porque:
(A)  Ele era muito curioso e gostava de aventuras.
(B)  Ele andava muito solitário e precisava urgentemente de um amigo.
(C)  Estava cansado da poluição da cidade.
(D)  Foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo.

2)    Ao chegar na casa do rato do campo ele se compadeceu e disse:
(A)  Tenho muita pena da pobreza em que você vive.
(B)  Orgulhou-se e deu uma de gostoso pra cima do rato do campo.
(C)  Chorou amargamente de emoção.
(D)  Fez com que nada estava acontecendo.


3)    A atitude do rato da cidade em levar o rato do mato para a cidade foi uma demonstração de:
(A)  Uma forma de se livrar de um concorrente para comer.
(B)  Ele não suportava ratos do mato e queria ver-se livre daquele rato.
(C)  Ato de pura inimizade entre a raça.
(D)  Ato de companheirismo e compaixão pelo próximo.

4)    A diferença que podemos ver entre o rato da cidade e o rato do mato é que:
(A)  O rato do mato era gordo e o rato da cidade era magro.
(B)  O rato da cidade é um herói e lutador.
(C)  O rato do mato enfrenta as onças.
(D)  Cada um tem o seu próprio habitat.

5)    O problema do rato do mato terminou quando ele:

(A) descobriu a despensa da casa.
(B) se empanturrou de comida.
(C) se escondeu dos ratos.
(D) decidiu voltar para o mato.

Gramática

1)    Este texto é rico em verbos. Os seguintes verbos são da primeira conjugação:
(A)convidou – foi – correram
(B)vendo – pareceram – prefiro
(C)acomodaram – foram – vivia
(D)       morar – convidou – acomodaram

2)    Os verbos do texto que estão no pretérito são:
(A)  morar – verá – venha
(B)  vendo – tenho – prefiro
(C)  venha – ir – empanturrando
(D)  foi – convidou – correram

3)    A conjugação do verbo “ver” no tempo futuro é:
(A)
Vejo – vês – vê – vemos – vedes – veem
(B) Verei – verás – verá – veremos – vereis – verão
(C)  Vi – vistes – viu – vimos – vistes – viram
(D)  Vindo – vendo – vido – vir – veio – vai

4)    Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses:

a)  ________________os filhos e o pai...  (chegou/chegaram)
b) Fomos nós que _______________ na questão. (tocou/tocamos)
c) Não serei eu quem _________________ o dinheiro.
 (recolherei/ recolherá)
d) Mais de um torcedor _____________________ estupidamente.  (agrediu-se/agrediram-se)
e) O fazendeiro com os peões __________________ a cerca.  (levantou/ levantaram)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O QUARTO ANO PRIMÁRIO

Questões:

1)  Para facilitar a administração do Brasil, ele foi dividido em regiões, Estados e municípios. O município de Tucuruí está localizado no Estado:
 

A) (   )  de Minas Gerais.           
B) (   )  da Estado da Bahia.
C) (   )  do Pará.                  
D) (   )  do Acre.

 
2)  Em se tratando de tamanho ou extensão territorial, o Estado do Para ocupa:
 
A) (    ) O último lugar                                
B) (    ) O sétimo lugar
C) (    ) O décimo nono Lugar                              
D) (    ) O segundo lugar

3)-  A capital do Estado do Pará, é a sede do governo do Estado. É de lá que vem boa parte dos recursos utilizados para o desenvolvimento da nossa cidade. O nome desta capital é:

A) (    ) GETAT                               
B) (    ) Marabá
C) (    ) Goiânia                                      
D) (    ) Belém
 

4)- Quanto à distribuição da população segundo o sexo, 49,6% são mulheres e o restante, 50,4%, são homens. Sua população é:
 
A) (   ) Totalmente negra.                                      
B) (   ) Totalmente branca e parda.
C) ( ) Formada por índios de todos os cantos do Brasil e Estados Unidos.
D)( ) miscigenada, isto é, formada a partir de índios, descendentes de imigrantes asiáticos e europeus.
 
5)- No período imperial, várias revoltas aconteceram visando o desenvolvimento e a independência do Brasil.  O Pará não ficou de fora e uma de suas grandes revoltas foi denominada de:

A) (    )  Cabanagem                  
B) (    )  Pilantragem            
C) (    )  Independência ou Morte           
D) (    )  Maquiagem
    
Por ordem do Imperador Dom Pedro I, uma esquadra comandada pelo almirante John Pascoe Grenfell desembarcou em vários Estados forçando-os a aderir à Independência, e a aceitar a separação definitiva entre Brasil e Portugal. Eles desembarcaram no Porto de Salinas no dia 11 de agosto de 1823, para cumprir a missão que lhes fora outorgada.
 
6) No dia 15 de agosto é feriado. Nessa data comemoramos a gloriosa vitória de sermos brasileiros. Em 15 de agosto de 1823, foi assinada a _______________ à independência do Brasil.

 A) (    ) Adesão do Pará
 B) (    ) Carta Magna
 C) (    ) Carta precatória 
 D) (    ) Licitação de Tucuruí

7)- A principal atividade econômica do Estado do Pará é a:

A) (   ) extração de seixo.
B) (   ) comércio de banana.
C) (   ) extração mineral.         
D) (   ) fabricação do suco de uva.

8) Os Estados que fazem divisa com o Pará são:

A) (    ) Tucuruí, GETAT, Breu Branco.
B) (    ) Minas, Goiás, Espírito Santo.
C) (    ) Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Roraima e Amapá.
D) (    ) Guiana Francesa, Guiana e Guiana Britânica.

9) O relevo do Estado do Pará tem como predominante:

A) (    ) A Planície Amazônica.
B) (    ) A Cordilheira dos Andes.
C) (    ) Os Planaltos.
D) (    ) As depressões.

10) O Clima predominante, devido a grande temperatura e a umidade é:

A) (    ) Clima de festa.
B) (    ) Clima frio.
C) (    ) Equatorial úmido.
D) (    ) sem clima.
 
. . . “O professor nada mais é que a ponte que leva ao conhecimento e ao saber. Seu papel é servir de estrada para transpor o caminho inicial.