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terça-feira, 17 de maio de 2011

GRAU DO ADJETIVO


O grau do adjetivo exprime a intensidade da qualidade dos seres.
Os graus do adjetivo são dois: comparativo e superlativo.
 Grau comparativo
o grau comparativo é usado para comparar a mesma qualidade entre os seres.
O grau comparativo pode ser:
·        de superioridade comparação para mais:
Joãozinho é mais esperto que o Gustavo.

·        De igualdade comparação para igual:
Joãozinho é tão esperto quanto Gustavo.
·        De inferioridade comparação para menos:
Joãozinho é menos esperto do que Gustavo.
 Atividades propostas:

1.     Copie as frases e escreva o grau do adjetivo:
a)    Marcia é tão estudiosa quanto Gabriela.
b)    Gabriela é menos estudiosa do que Larissa.
c)     João é mais bonito do que José

2.     Copie as frases e forme o grau comparativo de igualdade:
a)    Dulce é ____ bonita _______  Ana.
b)    Este livro é ____ novo ________ aquele.
c)     Edu é ____ forte _______ Marcos.
d)    João é ___ rico ______ Mara.

3.     Copie as frases e forme o grau comparativo de superioridade:
a)    Eu acho que café é ____ gostoso _________ chá.
b)    O oautomóvel é ____ rápido _______ o trem.
c)     Antônio está ____  magro ________ Dorival.
d)    Pedro é _____ inteligente ________ Lucas.

4.     Copie as frases e forme o grau comparativo de inferioridade:
a)    A prata é _______ preciosa _________ o ouro.
b)    Meio quilo de ferro é _____ pesado _______ um quilo de penas.
c)     O arbusto geralmente é _____ alto _______ a árvore.
d)    A bicicleta é ____ veloz _______ a motocicleta.

Grau superlativo

O grau superlativo serve para representar a qualidade em sua maior intensidade.
Veja:
Joãozinho é muito esperto.
Joãozinho é espertíssimo.
Joãozinho é o mais esperto entre os colegas da sala de aula.
Nessas frases a palavra esperto está no grau superlativo.

Para formar o grau superlativo, juntamos ao adjetivo:
·        As terminações íssimo, ílimo, érrimo.
Veja:
Estou muito contente estou contentíssimo.
Este exercício é muito fácil este exercício é facílimo.
João fez muitas dívidas e ficou muito pobre João fez muitas dívidas e ficou paupérrimo.
·        As palavras muito, pouco, bastante
Veja:
O rio está muito cheio.
O copo de vinho está pouco cheio.
A piscina está bastante cheia.
·        As palavras o mais . . . de, o menos . . .  de, quando relacionamos vários seres.
Pedro  é o mais estudioso de todos os meninos da classe.
Esta rua é menos arborizada das ruas da cidade.

Nota:
Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno, apresentam formas especiais:
Bom ótimo, o melhor
Mau péssimo, o pior
Grande máximo, o maior
Pequeno mínimo, o menor

Exemplos:
O filme foi ótimo.
O filme foi o melhor de todos.
Lúcia tirou uma péssima nota.
Lúcia tirou a pior nota da classe.
Tirei a nota máxima.
Tirei a maior nota da classe.
Ele tirou a nota mínima.
Ele tirou a menor nota da classe.

Conheça alguns superlativos:
Agradável: agradabilíssimo
Alto: supremo, sumo
Amável: amabilíssimo
Amigo: amiguíssimo 
Antigo: antiquíssimo
Baixo: ínfimo
Bom: ótimo
Comum: comuníssimo
Confortável: confortabilíssimo
Difícil: dificílimo
Fácil: facílimo
Feliz: felicíssimo
Fiel: fidelíssimo
Frágil: fragílimo
Grande: máximo
Inteligente: inteligentíssimo
Mau: péssimo
Novo: novíssimo
Pobre: paupérrimo
Popular: popularíssimo
Sábio: sapientíssimo
Simples: simplicíssimo
Terrível: terribilíssimo
Útil: utilíssimo
Exercícios:
1.     Copie as frases substituindo as palavras destacadas por superlativos terminados em íssima, íssimo ou ílimo:
a)     As pessoas às vezes ficam tristes, zangadas, furiosas e chateadas.
b)    A tarde foi muito agradável.
c)     Meu irmão é muito inteligente.
d)    O barco é muito frágil.
e)     O livro é muito novo.
f)      Vovô é muito sábio.
g)     A cantora é muito popular.
2.     Copie as frases e complete  as lacunas  com ótimo, péssimo máxima ou mínimo:
a)     Tive um _______ dia. (muito bom)
b)    Você teve um ________ dia. (muito mau)
c)     Fiz um esforço muito grande e tirei a nota _________.
d)    O frio era intenso e o termômetro atingiu o ________.
3.     Forme frases empregando os superlativos:
a)     Felicíssimo
b)    Facílimo
c)     Zangadíssimo
d)    Chateadíssimo




Atendendo ao Sr. “ANÔNIMO” quanto a sua dificuldade de compreender, tomamos a idéia de implementar a explicação sobre os graus comparativos e superlativos.

COMPARAR É DIZER SE É MAIOR, MENOR OU IGUAL.
POR EXEMPLO: VOCÊ É
MAIS INTELIGENTE DO QUE EU.
AS EXPRESSÕES "
MAIS" E "DO QUE" SÃO "COMPARATIVAS" ENTRE EU E VOCÊ.

SUPERLATIVO É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE DANDO UM EXAGERO A ALGUMA COISA OU COLOCANDO-A NO MAIOR OU MENOR TAMANHO. VEJA O EXEMPLO : VOCÊ É INTELIGENTÍSSIMO. O ACRÉSCIMO DO SUFIXO "ÍSSIMOESTÁ TE COLOCANDO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, PODEMOS ASSIM DIZER.
CASO MESMO ASSIM NÃO ENTENDA, ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU MSN QUE ESTAREI A SEU INTEIRO DISPOR.

domingo, 15 de maio de 2011

ADJETIVOS PÁTRIOS
















Adjetivos pátrios são palavras que indicam o lugar de origem de alguém ou de alguma coisa.
Veja:

Pedro é brasileiro, pois nasceu no Brasil.
Joaquim é português, pois nasceu em Portugal.
Maeli é japonesa, pois nasceu no Japão.

As palavras brasileiro, português e japonesa são adjetivos pátrios.

Exercícios

1) Copie as frases empregando adjetivos pátrios. Veja o modelo:

 Irene nasceu na Itália Irene é italiana.
a) O avô de Ivan nasceu na Rússia.
b) Helena é natural da Grécia.
c) O navio que está no porto é da Inglaterra.
d) O vencedor da corrida é da Argentina.

2) Pesquise e escreva o onome dos Estados que correspondem aos adjetivos pátrios:

Capixaba – fluminense – potiguar – amazonense – gaúcho – paulista – catarinense – maranhense – goiano – alagoano – roraimense – paraibano – baiano – amapaense – rondoniano – mato-grossense-do-sul – acreano – paranaense – piauiense – sergipano – tocantinense – pernambucano – paraense – carioca – mineiro.

ADJETIVOS








Adjetivos são palavras que indicam as características ou qualidades dos seres ou das coisas.
Veja:
A princesa é bonita e exigente.
As palavras bonita e exigente são qualidades  ou adjetivos da princesa.
Os adjetivos acompanham os substantivos.

Exercícios para treinar

1.     Copie e forme expressões completando as lacunas com um dos adjetivos abaixo:
rápido – saboroso – grosso – pequeno – grandes – finas – valentes – brilhantes
a) castelo ________        b) livro _________     c) coelho _______  
d) frango ________        e) pernas ________    f) meninos _______ 
g) cabelos _______         h) olhos _________
2.     Copie as frases e circule os adjetivos referentes às palavras destacadas:
a) As crianças estão cansadas, mas felizes e satisfeitas.
b) Mimoso é um boi grande e malhado.
c) O carro  de titio é veloz e espaçoso.
3.     Copie as expressões substituindo o adjetivo por um antônimo:
a) Príncipe encantado.
b) Luz acesa.
c) menino animado.
d) Criança atenta.
e) Comida quente.
f)  Exercício certo.
4.     Copie substituindo o adjetivo por um dos sinônimos abaixo:
corajosa – generosa – gozado – velho – acanhado – contente
a) Mulher alegre.
b) Menina valente.
c) Bicho engraçado.
d) Livro antigo.
e) Criança caridosa.
f)  Menino tímido.
5.     Copie as frases, passe-as para o feminino e sublinhe os adjetivos:
a) O domador é valente.
b) O garoto é sabichão.
c) O carneiro está gordo.
d) O folião está alegre.
6.     Copie as frases, passe-as para o plural e sublinhe os adjetivos:
a) O bebê é chorão.
b) O exercício é fácil.
c) O pirata é cruel.
d) A menina é amável.
7.     Copie as frases, passe-as para o singular e sublinhe os adjetivos:
a) As mulheres são trabalhadeiras e inteligentes.
b) As meninas são amáveis e educadas.
c) As leoas estão famintas e cansadas.
d) As maças estão maduras e gostosas.
8.     Copie e substitua as expressões destacadas por adjetivos do quadro:
solar – anual – insular – aquática – sertaneja – chuvosa
a) População da ilha.
b) Música do sertão.
c) Prêmio do ano.
d) noite de chuva.
e) Luz do Sol.
f) Planta dӇgua.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O ARTIGO



Artigo é a palavra que acompanha o adjetivo.
As palavras o, a, os, as, um, uma, uns e umas, são artigos.

Veja a classificação dos artigos:

Artigos definidos
o, a, os, as

Veja:
O cartaz
A figura
Os vencedores
As princesas

Artigos indefinidos
um, uma, uns, umas

Veja:
Um cartaz
Uma figura
Uns vencedores
Umas princesas

Atividades sugeridas:

1. Copie as palavras colocando artigos definidos e indefinidos e passe-as para o plural. Veja os modelos:
a) A flor   → as flores  doutor, pintor, senhor, cor, bar, professor
b) Um freguês → uns fregueses↔ português, inglês, chinês, gás, país
c) O cartaz → os cartazes ↔ rapaz, nariz, paz, cruz, giz, luz, voz
d) Um homem → uns homens ↔ garagem, viagem, bombom, jardim, som, pudim
e) O animal → os animais ↔ hospital, avental, jornal, sinal
f) Um pastel → uns pastéis ↔ papel, anel, hotel, automóvel,
g) O lençol → os lençóis ↔ farol, caracol, anzol,, rouxinol
h) Um funil → uns funis ↔ fuzil, barril,  canil, ardil

2) Copie e passe para o plural estas frases e classifique os artigos:
a) O ônibus já passou.
b) Este pires é de plástico.
c) O lápis caiu.
d) O avestruz é um animal veloz.
e) O hotel da cidade hospedou o português.
f) A mulher convidou o cantor para a festa.

terça-feira, 10 de maio de 2011

GÊNERO DO SUBSTANTIVO















Masculino e feminino do substantivo

masculino                                          feminino

o menino                                            a menina
um menino                                         uma menina

Antes dos substantivos masculinos, usamos os artigos o ou um.
Antes dos substantivos femininos, usamos os artigos a ou uma.

Substantivo epiceno
Substantivo epiceno é aquele que tem a mesma forma e o mesmo artigo tanto para o masculino como para o feminino. Para identificar o gênero do substantivo epiceno usamos as palavras macho e fêmea.

Veja:
A águia macho a águia fêmea
A baleia macho a baleia fêmea
A cobra macho a cobra fêmea
A onça macho a onça fêmea
O papagaio macho o papagaio fêmea
A rã macho a rã fêmea

Substantivo sobrecomum
Substantivo sobrecomum é aquele que tem a mesma forma e o mesmo artigo tanto para o masculino como para o feminino.
Veja:
O animal – a testemunha – a pessoa – a vítima – o indivíduo – a sentinela – o monstro- a criatura – a criança -  a visagem – a assombração


Substantivo comum de dois gêneros é aquele que tem uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. Para identificar o gênero do substantivo observamos o artigo ou o adjetivo usado.
Veja:
O dentista  → a dentista
O cliente    a cliente
O colega  → a colega
O estudante  → a estudante
O jornalista  → a jornalista
O jovem  → a jovem.

domingo, 1 de maio de 2011

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DIVISÃO

 DIVISÃO

A divisão é a distribuição da quantidade em partes iguais.
Veja: 




10 : 2 = 5 (cinco galinhas para cada).

Os sinais usados na divisão são:  ÷, : e .

Os elementos da divisão são dividendo ( quantidade a ser distribuída), divisor (quantidade a receber o valor distribuído), quociente ( quanto vai ser distribuído para cada um) e resto ( a sobra).

Dividendo6 divisor
        resto 0    2 quociente

A divisão envolve as operações de multiplicação e subtração veja:
63:7

·        Para facilitar a divisão para principiantes, montamos uma tabela de multiplicar para o divisor:     
         7 – 14 – 21 – 28 – 35 – 42 – 49 – 56 – 63 – 70
                      1        2          3          4          5          6          7          8          9         10    

·        Procuramos na tabela o número
            63 ( caso não tenha, utilizamos o
           mais próximo      que seja menor        63 7 
           que  o dividendo)

·        Usamos   o   número  abaixo  dele      63 7 
             como quociente                                             9

·        Depois, efetuamos a multiplicação

do quociente pelo divisor e coloca-    63  7 
           mos  o  resultado  abaixo  do  divi -    -63     9
            dendo utilizado e efetuamos a sub-   00
            tração para encontrar o resto.

( repete-se a operação até que todo o dividendo termine).

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS – DIVISÃO

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS – DIVISÃO



A divisão é a distribuição da quantidade em partes iguais.

Veja:


10 : 2 = 5 (cinco galinhas para cada).

Os sinais usados na divisão são:  ÷, : e .

Os elementos da divisão são dividendo ( quantidade a ser distribuída), divisor (quantidade a receber o valor distribuído), quociente ( quanto vai ser distribuído para cada um) e resto ( a sobra).



Dividendo6 3  divisor

        resto 0    2 quociente



A divisão envolve as operações de multiplicação e subtração veja:

63:7  

·        Para facilitar a divisão para principiantes, montamos uma tabela de multiplicar para o divisor:                                                7 – 14 – 21 – 28 – 35 – 42 – 49 – 56 – 63 – 70

                                                              1       2          3         4          5          6         7         8          9         10    

·        Procuramos na tabela o número

63 ( caso não tenha, utilizamos o

mais próximo      que seja menor        63 7 

que  o dividendo)

·        Usamos   o   número  abaixo  dele      63 7 

como quociente                                             9

·        Depois, efetuamos a multiplicação

do quociente pelo divisor e coloca-    63  7 

mos  o  resultado  abaixo  do  divi -   -63     9

dendo utilizado e efetuamos a sub-   00

tração para encontrar o resto.

( repete-se a operação até que todo o dividendo termine).