Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SIMULADO DE MATEMATICA PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)

No mês de agosto aconteceu em Tucuruí mais uma festa do calendário cultural da cidade o Festival do Tucunaré.

Observe na tabela o valor arrecadado por algumas barracas que estavam atendendo ao público que lá visitou nos três dias de festival:







1- Agora responda:
a) Qual foi o valor arrecadado pelas barracas no total?
R= _______________________________________
b) O valor arrecadado pela barraca APAE será dividido entre 5 pessoas. Quanto ficará para cada uma?
R=_______________________________________________________________________
c) Multiplique o número arrecadado pela barraca ARCO ÍRIS por 23 e encontre o resultado.
R= ______________________________________________________________________
d) Calcule a diferença no valor arrecadado entre a barraca que arrecadou mais e a barraca que menos arrecadou no festival.
R=________________________________________________________________________

 Nesse terceiro bimestre estudamos sobre frações. Aprendemos que fração é um número racional que índica uma quantidade, ou seja, representa a parte de um inteiro.
2- Agora represente as frações das figuras abaixo considerando a parte pintada e escreva-as por extenso:









3- Na fração .6 , o número que representa o denominador da fração é o __________
                         13

4- O mês de setembro tem 30 dias. Quantos dias há em?

a)   . 1  do mês =
        2

b)   . 4   de um mês =
        6

SIMULADO DE CIÊNCIAS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)

l - Marque com (X) a alternativa que completa a afirmativa:


1- Os órgãos anexos do sistema digestivo são:
a) ( ) fígado, intestinos e glândulas salivares.
b) ( ) glândulas salivares, pâncreas e faringe.
c) ( ) fígado, intestinos e pulmões.
d) ( ) glândulas salivares, pâncreas e fígado.

2- Uma digestão completa desde a boca até os intestinos leva cerca de:
a) ( ) 4 a 5 horas
b) ( ) 2 horas completas.
c) ( ) 5 a 6 horas dependendo do alimento que ingerimos.
d) ( ) duas horas e meia.

3- A saliva que umedece os alimentos e ajuda na mastigação dos alimentos é produzida:
a) ( ) na boca pelos lábios.
b) ( ) na língua.
c) ( ) nas glândulas salivares.
d) ( ) na faringe.

4- O órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestivo é a:
a) ( ) faringe.
b) ( ) laringe.
c) ( ) vagina.
d) ( ) esôfago.

5- A digestão é:
a) ( ) quando os alimentos estão sendo cozidos ou assados pra facilitar a mastigação.
b) ( ) toda transformação que ocorre no corpo das pessoas.
c) ( ) toda transformação do alimento, que começam na boca e terminam nos intestinos.
d) ( ) a respiração dos seres vivos.

6- A função do esqueleto é:
a) ( ) fazer a movimentação do corpo.
b) ( ) sustentar nosso corpo e proteger alguns órgãos.
c) ( ) ajudar na digestão dos alimentos.
d) ( ) fazer a circulação sanguínea.

7- A respiração é muito importante para oxigenar o sangue e também pra nos manter vivos. Leia as questões abaixo e complete corretamente:
a) A entrada de ar em nosso corpo é chamada de ________________________.
b) A saída de ar de nosso corpo é chamada de ___________________________.
c) O ar que respiramos contém gás _____________ que é necessário á_______.
d) Quando respiramos absorvemos oxigênio e liberamos gás ________________.

8- Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) ( ) Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do nosso corpo.
b) ( ) As queimadas e os gases emitidos pela queima de combustível, afetam o nosso sistema digestivo.
c) ( ) Articulação é o encaixe entre dois ou mais ossos.
d) ( ) O consumo de bebidas alcoólicas pode causar doenças no sistema digestivo, afetando principalmente o fígado.

9- Responda:
a) Qual a função do sistema respiratório?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a função do sistema digestivo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SIMULADO DE PORTUGUÊS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)

ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É CULTURA


A culinária de um lugar é mais do que um conjunto de receitas organizadas em um livro. O que as pessoas comem revela seus costumes e modo de vida.
A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais.
Num país gigante como o Brasil, com ambientes tão diferentes e influências de povos vindos de quatro continentes, a cozinha só pode ser rica e variada.
Cada região do Brasil tem suas tradições culinárias. Quem vive no norte o país come pato no tucupi e tacacá, e no sul come barreado ou churrasco feito no fogo de chão. Mas há comidas apreciadas por todos os brasileiros: come-se arroz com feijão e toma-se café com leite.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1) Escreva alguns ingredientes típicos da região em que você vive e que são usados na cozinha regional?
_______________________________________________________________

2) Quais são os pratos típicos da cozinha do estado que você mora?
_______________________________________________________________

3) Escreva nomes dos pratos típicos da culinária brasileira que você conhece:
_______________________________________________________________

4) Qual comida típica da região Norte, servida na feira cultura do Darcy Ribeiro?
_______________________________________________________________

GRAMÁTICA

1) A culinária de um povo mostra como é o lugar em que ele vive: Se o clima é frio ou quente, se tem mares ou rios, como são a fauna e a flora locais. As palavras destacadas são:
( ) substantivos ( ) adjetivos ( ) verbos ( ) pronomes

2) Passe para o passado as frases abaixo:
a) Eu como arroz com feijão, e tomo café com leite.
_____________________________________________________________

b) O que as pessoas comem, revelem seus costumes.
_______________________________________________________________

c) A cozinha brasileira só pode ser rica e variada.
_______________________________________________________________

3) Marque com um (x) o tempo do verbo destacado em cada frase:
a) Maria coloca pimenta no tacacá.

( ) presente ( ) futuro ( ) passado

b) José irá ao Festival do Açaí em Tucuruí.
( ) presente ( ) futuro ( ) passado

c) A escola Darcy Ribeiro fez uma linda apresentação no festival tucunaré .
( ) presente ( ) futuro ( ) passado

4) Circule os pronomes demonstrativos nas frases:
a) Aquilo que sabe bem ou é pecado ou faz mal.
b) Ignorante é aquele que se faz de tonto.
c) Você escolhe: ou isto ou aquilo!

5) Encontre os pronomes possessivos das frases no caça-palavra.

a) Minha cidade tem muitos eventos culturais.
b) Nosso folclore é rico em diversidade cultural.
c) Meu brinquedo preferido é a peteca e o teu?
d) Seu prato preferido é a maniçoba?

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)

GEOGRAFIA



QUESTÕES:

Segundo dados do IBGE a Região Norte é a maior região brasileira, com uma área de 3.853.327,20 km2 correspondendo a 45% do total do todo território Nacional. Apesar de ocupar um vasto território é pouco povoado, somente 7,6% da população do país habita a região. No contexto da população indígena abriga a maior quantidade do país, próximo de 163 mil índios. Seu extenso território abriga os Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. Em decorrência do seu vasto território a Região Norte é pouco habitada, com uma densidade demográfica inferior a quatro habitantes por quilômetro quadrado.

1) Essa região tem destaque em relação aos recursos e paisagens naturais, é caracterizada principalmente:

a) ( ) pela Floresta Amazônica

b) ( ) pela caatinga

c) ( ) pelo Rio Araguaia

d) ( )pela restinga

2) As principais atividades econômicas dessa região são:

a) ( ) indústria da construção civil

b) ( ) Zona Franca de Manaus

c) ( ) o extrativismo, a agricultura de subsistência, a pecuária e a mineração.

d) ( ) nenhuma das alternativas citadas.

3) O gado da Região Norte é criado, em sua maioria, solto em grandes áreas de terreno, sem tratamentos especiais. A este tipo de criação, denominamos:

a) ( ) pecuária distinta

b) ( ) pecuária especial

c) ( ) pecuária grandiosa

d) ( ) pecuária extensiva

4) A agricultura da Região Norte tem crescido nos últimos anos. Todavia, a agricultura predominante é de pequenas plantações de arroz, milho, feijão, mandioca, e cana-de-açúcar. A este tipo de agricultura denominamos:

a) ( ) agricultura familiar

b) ( ) agricultura do fazendeiro

c) ( ) agricultura do pecuarista

d) ( ) agricultura de subsistência

5) Tipos humanos são as atribuições dadas a função exercida pelo trabalhador profissional em um trabalho específico. Os tipos humanos estudados da Região Norte são:

a) ( ) o pintor, o mecânico, o motorista, o moto taxista e o médico.

b) ( ) o cavaleiro, o vaqueiro, o boiadeiro e o rodeiro.

c) ( ) o seringueiro, o castanheiro, o vaqueiro, o julticultor, o pescador e o garimpeiro.

d) ( ) o aviador, o maquinista, o paraquedista e o gaitista.



HISTÓRIA



1) Em 1807, Portugal era governado pelo príncipe D. João . nessa época, Portugal estava para ser invadido . por este motivo, em janeiro de 1808, D. João e sua comitiva com aproximadamente 1500 pessoas vieram para o Brasil. O motivo da vinda da família real para o Brasil foi:

a) ( ) Portugal estava para ser invadido pelos franceses.

b) ( ) Portugal não queria mais D. João no poder.

c) ( ) os donatários queriam invadir Portugal.

d) ( ) Os brasileiros queriam invadir Portugal e fazer de lá, seu país.

2) D. João VI voltou para Portugal, e governo português exigiu que D. Pedro voltasse para Portugal e que o Brasil voltasse a ser uma simples colônia. Os brasileiros fizeram um abaixo assinado pedindo pra que ele ficasse e ele disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação...

a) ( ) vou atender meu pai”.

b) ( ) estou com saudades de minha mãe, a rainha”.

c) ( ) ficou de pensar seriamente no caso”.

d) ( ) diga ao povo que fico”.

3) O Brasil teve a monarquia por muito pouco tempo e logo veio a república. A diferença entre monarquia e república é:

a) ( ) Na monarquia o reinado passa de pai para filho como herança enquanto a república tem o governo eleito pelo povo por um determinado tempo.

b) ( ) Na monarquia não tem deputados e na república tem.

c) ( ) Na república tem príncipes e na monarquia tem reis.

d) ( ) No reinado tem somente um presidente.

4) Depois de algum tempo de república, houve um presidente que declarou a ditadura e ficou na presidência da república por um período superior a 15 anos. Esse período foi considerado como “A República Nova”. Esse presidente foi:

a) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca

b) ( ) Dom Pedro de Alcântara

c) ( ) Itamar Augusto Cautiero Franco

d) ( ) Getúlio Vargas

5) Nas considerações gerais, o período da República que mais causou danos aos civis brasileiros foi na ditadura militar que iniciou em 1964 e durou 20 anos. Este período teve fim:

a) ( ) com o retorno de D. Pedro I.

b) ( ) com a reeleição de Fernando Henrique.

c) ( ) com o fechamento do colégio eleitoral federal.

d) ( ) com a eleição do presidente Tancredo Neves em 1984.

SIMULADO DE CIÊNCIAS PARA O QUINTO ANO ( QUARTA SÉRIE)

SIMULADO  4ª SÉRIE - C I Ê N C I A S

QUESTÕES:

1) O aparelho circulatório é formado pelos órgãos responsáveis pela circulação do sangue por todo o nosso corpo. Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais:

a) ( ) intestino grosso, intestino delgado e tripas.

b) ( ) artérias, veias e vasos capilares.

c) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e narina.

d) ( ) Coração, pulmão e estômago.

2) O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração é formado por quatro cavidades:

a) ( ) boca, coração e pulmão.

b) ( ) pulmão direito, pulmão esquerdo e estômago.

c) ( ) dois átrios e dois ventrículos.

d) ( ) o cérebro, a espinha e os nervos.

3) O aparelho digestivo é formado pelos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. Os principais órgãos do aparelho digestivo são:

a) ( ) boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.

b) ( ) Cabeça membros e troncos.

c) ( ) Arroz, feijão, leite e gordura.

d) ( ) Nenhuma das respostas.

4) No estômago os alimentos se transformam em uma papa chamada quimo pois é misturado:

a) ( ) ao suco gástrico.

b) ( ) a saliva.

c) ( ) pelas lombrigas e outros parasitas.

d) ( ) em nada pois, já desse pronto da boca.

5) Ao sair do estômago o alimento ainda sofre outra alteração, pois, recebe, no intestino delgado o suco intestinal, o suco pancreático e a bile que o deixa pronto para ir para a corrente sanguínea. A esta papa damos o nome de:

a) ( ) grama

b) ( ) metro

c) ( ) quilo

d) ( ) litro

6) O aparelho respiratório é formado pelos órgãos responsáveis pela respiração, ou seja, pelas vias respiratórias e os pulmões. As vias respiratórias são:

a) ( ) boca, fossas nasais, faringe, laringe, traquéia , brônquios, bronquíolos e alvéolos.

b) ( ) esôfago, estomago e tripas.

c) ( ) coração, boca e alimentos.

d) ( ) o cérebro, as costelas e as pernas.

7) Para recebermos o oxigênio tão necessário ao nosso corpo precisamos respirar. A respiração é realizada em duas etapas:

a) ( ) pela inspiração e pela expiração.

b) ( ) pela alimentação e pela defecação.

c) ( ) pelo sangue e pelo ar que respiramos.

d) ( ) nenhuma das alternativas estão corretas.

8) Na inspiração recebemos o gás necessário ao nosso corpo. A inspiração nada mais é que:

a) ( ) a entrada de ar em nossos pulmões.

b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões pelas narinas.

c) ( ) um momento especial de alegria.

d) ( ) é o alimentar sadiamente.

9) Na expiração, nosso organismo fica livre do gás carbônico que pode nos intoxicar. A expiração é:

a) ( ) o desabafo de nossa mente.

b) ( ) a saída do ar de nossos pulmões.

c) ( ) a entrada do oxigênio que vai alimentar nossas células.

d) ( ) é defecar toda impureza do nosso intestino.

10) O ar recebido pelos pulmões segue seu caminho até às células. O condutor do oxigênio após sair dos pulmões é:

a) ( ) o sangue arterial que é rico em nutrientes.

b) ( ) o sangue venoso apesar de ser cheio de gás carbônico.

c) ( ) o intestino delgado.

d) ( ) o sistema nervoso e os órgãos anexos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INTERJEIÇÃO




Puxa! Aposto oque comeria uns cem pães.

A palavra puxa exprime surpresa e é uma interjeição.

Interjeição é uma palavra ou grupo de palavras que exprimem emoção, admiração, alegria, aplauso, dor, etc.

Veja alguns exemplos:

Aclamação Viva!

admiração, surpresa Oh! Ah! Ih! Credo! Caramba! Opa! Puxa!

agradecimento Obrigado! Muito obrigado! Graças a Deus! Grato!

alegria  Ah! Oh! Viva! Oba! Eta! Eh! Aleluia!

alívio Ufa! Ah! Arre!

animação Eia! Avante! Vamos! Força!

apelo, chamado Socorro! Psiu! Ei!

despedida Adeus! Até logo! Tchau!

dor Ai! Ui!

Aplauso, felicitação Parabéns! Muito bem! Apoiado! Ótimo! Boa!

Agora, é sua vez. Exercite:

1) Forme frases com as interjeições:

a) Oba!

b) Bis!

c) Claro!

d) Psiu!

e) Ai!

f) Perdão!

g) Ufa!

h) Viva!





DESFILE DE SETE DE SETEMBRO - ESCOLA DONA JULIA PASSARINHO


ESTE FOI O DESFILE DA EMEF DONA JULIA PASSARINHO, EM 05/09/2011, DENOMINADO " DIA DA RAÇA". 
O DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM TUCURUÍ-PA, NO TANGENTE AS ESCOLAS MUNICIPAIS, É REALIZADO EM SEPARADO DAS OUTRAS ENTIDADES, QUE É REALIZADO NO DIA SETE DE SETEMBRO, DIA DA COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 

PREMIO



terça-feira, 6 de setembro de 2011

ADVÉRBIO





Observe as seguintes frases:

·        Eu acordei. eu acordei cedo.
A palavra cedo está modificando o verbo acordei. Cedo está dando uma ideia de tempo. Cedo é um advérbio de tempo.

·        Ela está  bonita. → Ela está muito bonita.
A palavra muito está modificando  o adjetivo bonita. Muito está dando uma ideia de intensidade. Muito é um advérbio de intensidade.

·        Eu acordei cedo. → Eu acordei muito cedo.
A palavra muito está modificando o adverbio cedo. Muito está novamente dando uma ideia de intensidade. Muito é um advérbio de intensidade.

Advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo ou de outro advérbio.

Os advérbios podem ser:

·        de afirmação: certamente, claro, sim, realmente.
·        de dúvida: talvez, possivelmente, provavelmente.
·        de intensidade: bastante, demais, demasiadamente, mais, meio, menos, muito.
·        de lugar: abaixo, acima, adiante, aí, além, ali, aqui, atrás, embaixo, encima, fora, perto
·        de modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, alegremente, rapidamente
·        de negação: não
·        de tempo: agora, amanhã, anteontem, antes, antigamente, breve, cedo, depois, diariamente, hoje, imediatamente, já, jamais, logo, nunca, ontem, outrora, raramente, sempre, tarde
agora vamos cultivar o nosso aprendizado, inteligentemente resolvendo as atividades:

1.     Copie as frases, sublinhe os advérbios e classifique-os:
a)     O ancião descansou embaixo da árvore.
b)    Amanha provavelmente irei à sua casa.
c)     João ganhou facilmente a corrida ontem.
d) O Sol brilha muito.

2.     Escreva o antônimo dos advérbios e classifique-os:
a)     perto   b) adiante   c) aqui         d) cedo   e) cá     f) bem   g) antes   h) não   
i) dentro   j) melhor    k)  muito    l) menos     m) depressa    n) rapidamente   
o) facilmente    p) fortemente

COREOGRAFIA NA ESCOLA DARCY RIBEIRO - SEMANA DO FOLCLORE NA ESCOLA


ESTA FOI UMA APRESENTAÇÃO COREOGRÁFICA, BASEADA NA MÚSICA  TEREZINHA DE JESUS, COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR ORMES DE PAULA E ALUNOS DA E.J.A. DA ESCOLA DARCY RIBEIRO -TUCURUI - PA, EM AGOSTO DE 2011. MUSICA CANTADA PELA ILUSTRE CANTORA MARIA BETÂNIA (GRAVAÇÃO). ESPERO QUE OS AUTORES  DA MÚSICA NOS PERDOE POR FALHAS.