Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

SIMULADO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


GEOGRAFIA

Questões:
Marque com um “X” a resposta correta.
1)    A geografia é um importante ramo das ciências e que tem por finalidade dar informações lógicas para que o homem possa desempenhar suas funções.
a)    (    ) A geografia estuda os animais na face da Terra.
b)    (   ) A geografia é um ramo das ciências que estuda os recém-nascidos e a sua relação com o meio ambiente.
c)     (   ) A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente.
d)    (    ) A geografia é o estudo da caligrafia.

2)    Sabemos que nós habitamos no Sistema Solar e temos conhecimento da tão grande importância do Sol para nós.
a)    (   ) O Sistema Solar é um conjunto de várias estrelas que fornecem luz e calor a Terra.
b)    (    ) O Sol gira em torno da Terra e recebe luz e calor dela.
c)     (    ) A Lua é um satélite que pertence ao planeta Vênus.
d)    (  ) O Sistema Solar é o conjunto de astros formado pelo Sol, a Terra e outros  8 planetas e satélites que giram ao redor dele.

3)    A terra gira como um ventilador e gira como se estivesse sobre trilhos ao redor do Sol. Cada um destes seus movimentos tem um nome e um tempo de duração:
a)    (   ) Rotação: a Terra gira em torno de si em 24 horas; Dá origem ao dia. Translação: A Terra gira em torno do Sol em 365 dias; Dá origem ao ano.
b)    (   ) No movimento de translação, a Terra gira em torno do Sol em um mês e no movimento de Rotação, em 24 horas.
c)     (  )  No movimento de rotação  temos a origem das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
d)    (    ) Nada do que está escrito aqui é correto.

4)    Para nos localizar-mos melhor na face da Terra, usamos o globo terrestre e os mapas. Para facilitar o uso deles Existem linhas imaginárias, denominadas paralelos e meridianos.
a)    (   ) Os meridianos e os paralelos são duas linhas que cortam a terra em sentido horizontal.
b)    (   ) Os paralelos são linhas colocadas para andar sobre elas para facilitar o equilíbrio.
c)     (   ) O paralelo mais importante é o Equador e o Meridiano mais importante é o Greenwich.
d)    (   )  Os paralelos ficam na América do Norte e os meridianos ficam na América do Sul.

5)    O Brasil está situado:
a)    (    ) Na América do Norte, próximo aos Estados Unidos.
b)    (    ) Na África do Sul, pois é lá que vai ser realizada a Copa do Mundo.
c)     (    ) Na América do Sul, sendo seu maior país em extensão territorial.
d)    (    ) Na América Central, Sendo o maior país do continente.




                                     ***************************







História
Questões:
1)    Cada um de nós tem nossa história. Nem que seja pra contar um conto ou um fato. Afinal, história é:
a)    (    ) É a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado.
b)    (    ) É a ciência que estuda a geografia da Terra para ter sentido.
c)     (    ) É o mais completo estudo do corpo humano incluindo todos os sistemas.
d)    (   ) São revistas em quadrinhos e livros que contam as mais diversas histórias, incluindo a história do Brasil.

2)    Grandes navegações não acontecem mais. Não existem mais terras novas diante da imensidão do mar para serem descobertas. As primeiras grandes navegações de nosso povo se deram:
a)    (    ) Quando o Titanic foi construído para provar a capacidade do homem em construir grandes embarcações.
b)    (   ) Quando Cabral viajou com suas 13 caravelas desembarcando na América Central.
c)     (   ) Quando Cristóvão Colombo veio da Espanha e descobriu a América em 12 de outubro de 1492 e quando Cabral veio de Portugal de descobriu o Brasil em de abril de 1500.
d)    (   ) Quando Pedro Álvares Cabral  descobriu a América em 22 de abril de 1500.

3)    Pedro Álvares Cabral, o grande descobridor do Brasil, chegou aqui em:
a)    (     ) 7 de setembro de 1822 e declarou o “ dia do Fico”.
b)    (     ) 25 de dezembro e criou o “ dia de Natal”.
c)     (     ) 31 de março de 1964 e fez uma grande revolução.
d)    (    ) 22 de abril de 1500, quando avistou um monte ao qual deram o nome de “Monte Pascoal”.
4)    Sabemos que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram aqui os índios que receberam este nome:
a)    (    ) Porque os portugueses pensaram ter chegado no país chamado India.
b)    (    ) Por causa da novela “ Caminho das Indias”.
c)     (    ) Porque estavam nus e usavam flechas.
d)    (    ) Todas as alternativas estão corretas.

5)    Os índios eram maravilhosos e de bom relacionamento. Não faziam se quer conta do valor de Pindorama, a fértil e rica terra que tinham em mãos. Com o passar dos tempos ficaram valentes e começaram a guerrear contra o homem branco por que:
a)     (  ) É que, os portugueses estavam pagando muito barato por suas mercadorias.
b)    (    ) Os portugueses estavam comprando fiado e não estavam pagando em dia.
c)     (    ) O índios não estavam gostando da idéia de os portugueses namorarem com as índias.
d)    (   ) Os portugueses começaram a escravizar os índios colocando-os para trabalharem em suas lavouras.

LOCUÇÃO ADJETIVA

Locuções adjetivas são conjuntos de palavras  podendo ser preposições e substantivos ou preposição e um advérbio, sendo que os dois juntos equivalem a um adjetivo. Possuem  valor e função de adjetivo.
Exemplos

Amor de gelo  = amor glacial
amor  de pai = amor paternal
atitude de criança = atitude infantil
   
Veja algumas locuções adjetivas:



Locução adjetiva              adjetivo

de estômago                       estomacal
de pai                                    paterno
de porco                              suína
da tarde                               vespertino
de mãe                                 materno
do vento                              eólica
de guerra                             bélico
de serpente                         ofídico
de abelha                             apícola
de abdômen                       abdominal
de ano                                  anual
de asno                                asinino
de astro                                sideral
de audição                          auditivo
de boca                                bucal
de cão                                   canino
de estrela                             estelar
de face                                 facial
de gado                                pecuário
de gato                                 felino
de gelo                                 glacial
de guerra                             bélico
de junho                              junino
de lua                                   lunar
de mãe                                 maternal
de pai                                   paternal
de páscoa                            pascal
de pombo                            columbino
de rim                                   renal
de serpente                         ofídico
de sol                                    solar
de tarde                               vespertino
de verão                              estival
sem piedade                       impiedoso
amor de gelo                      glacial
dia de chuva                       chuvoso
futebol do brasil                brasileiro

domingo, 29 de maio de 2011

SIMULADO DE PORTUGUES PARA QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Joãozinho – vítima  da própria revolta.

            Num belo dia de domingo, pela parte da tarde, nasce um lindo menino. Era o neto de Dona Eneida, costureira famosíssima da região. Todos adoraram a chegada daquela meiga criança.
            Sua vó (que era considerada também sua mãe, devido os problemas de saúde de sua filha), chamou o menino de Joãozinho.
            Joãozinho cresceu forte, sadio e muito inteligente. Todos admiravam a sua tão lúcida inteligência. Na escola era o estudante que sempre se destacava.
            Joãozinho foi crescendo e os por quês foram surgindo. O que mais lhe incomodava era por que a sua vó era também sua mãe. Não faltou quem lhe contasse que sua verdadeira mãe era Alice, que ele pensava ser sua irmã, aquela que tinha problemas mentais.
            Para ele foi o fim da picada. Daquele dia em diante Joãozinho passou a ser um menino problema.
            Para ele qualquer palavra que lhe insinuassem já era uma agressão e ele se transformava  numa cobra venenosa.
            Várias vezes, Joãozinho foi preso tanto pelo conselho tutelar como pela polícia, fazendo coisas proibidas até para pessoas consideradas maior de idade como, por exemplo, envolver-se em quadrilha de homens maus. Na escola, aquele que então foi considerado o melhor aluno, passou a ser o pior. Repetiu várias vezes a mesma série.
            Os conselhos apareceram:
– Joãozinho, seja um bom menino!
– Joãozinho, se você for estudioso, será um grande homem!
De nada adiantava mostrar para ele o lindo mundo que o esperava.
Numa madrugada de sexta-feira houve um tiroteio. Uma pessoa má disparou sua arma contra Joãozinho alegando estar ele entre os malfeitores.
Sua história hoje se repete entre muitas crianças, adolescentes e jovens, especialmente entre aqueles que não aprenderam a ouvir e a conviver em uma sociedade de bons costumes.
O final da história me lembra dum ditado que minha mãe sempre diz:
“Quem se mistura aos porcos come lavagem”.

Interpretação do texto


1)    O texto narra que Joãozinho foi amado por todos pelo motivo de ser
a)    (   ) por ser filho da filha de Dona Eneida.
b)    (   ) por ser uma criança muito bonita.
c)     (   ) por ser uma criança meiga.
d)    (   ) porque sabiam que seria criado por Dona Eneida.

2)    Dona Eneida era considerada mãe-avó de Joãozinho. Isto porque:
a)    (   ) Dona Eneida era já uma mulher velha parecida mesmo com uma avó.
b)    (   )  porque Joãozinho era filho de sua filha mas era ela quem ia cria-lo.
c)     (   ) porque Joãozinho já tinha acostumado a chamar Dona Eneida de mãe.
d)    (   ) porque todos achavam que Dona Eneida era mesmo a mãe de Joãozinho.

3)    Joãozinho se revoltou e mudou drasticamente de comportamento. Isso foi por que:
a)    (   ) ele já sabia da verdade e não queria ver ninguém comentando.
b)    (   ) Dona Eneida não o chamava mais de filho.
c)     (   ) Ele já sabia quem era a mãe e queria agora era saber quem era o pai.
d)    (   ) Ele realmente pensava que Dona Eneida é quem era realmente sua mãe.

4)    Depois que Joãozinho descobriu quem realmente era sua mãe, ele mudou seu comportamento e:
a)    (   )  passou a vender na feira para ajudar a tratar de sua irmã.
b)    (   ) passou a frequentar a igreja para interceder por sua mãe.
c)     (   ) tornou-se um menino problema.
d)    (   ) simplesmente deixou de ir a escola.

5)    O texto nos informa que, hoje em dia, ainda existem muitas crianças como Joãozinho. Isto é por que:
a)    (   ) as crianças já nascem mau caráter.
b)    (   ) os pais não cuidam bem de suas crianças.
c)     (   ) os professores brigam com os alunos.
d)    ( ) não aprenderam a ouvir conselhos e a conviver em uma sociedade de bons costumes.
GRAMÁTICA
QUESTÕES:
 Neste bimestre aprendemos que “os substantivos podem ser comuns de dois gêneros, sobrecomuns ou epicenos”. Agora é sua vez: de mostrar sua preciosa aprendizagem, respondendo as questões abaixo:

1)      Na frase “Todos adoraram a chegada daquela meiga criança.”:
a)       (   ) criança é substantivo comum de dois gêneros
b)       (   ) criança é substantivo sobrecomum
c)        (   ) meiga é um adjetivo referente a todos
d)       (   ) todos é um pronome de tratamento

2) Na frase “Na escola era o estudante que sempre se destacava.”:
a)      (   ) escola é um substantivo próprio.
b)      (  ) estudante é  um substantivo sobrecomum.
c)       (   ) estudante é um substantivo comum de dois gêneros.
d)      (   ) a frase está no plural.

3) Na frase “Para ele qualquer palavra que lhe insinuassem já era uma agressão e ele se transformava  numa cobra venenosa.” Temos:
a) (   ) cobra é um adjetivo masculino para uma das qualidades de Joãozinho.
b) (   ) cobra é um substantivo sobrecomum.
c) (   ) cobra é um verbo pelas ações de Joãozinho.
d) (   ) cobra é um substantivo epiceno.
* Aprendemos que há palavras que, embora estejam no singular, designam uma coleção ou um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie.
4) Joãozinho passou a comportar-se inadequadamente. Envolver-se em quadrilha foi uma de suas péssimas ações.
a) (   ) quadrilha  é um substantivo coletivo de aviões.
b) (   ) quadrilha é substantivo coletivo para ladrões.
c) (   )  quadrilha trata-se dos quadros de coisas erradas em que Joãozinho esteve.
d) (   ) quadrilha somente seria coletivo de ladrões se estivesse no plural.

5) Na frase “Num belo dia de domingo”, a palavra “belo” é:
a) (   ) adjetivo que qualifica Joãozinho antes de entrar no mundo do crime.
b) (   ) é  uma palavra simplesmente sinônima de outra.
c) (   ) é adjetivo de domingo.
d) (   ) está simplesmente falando que Joãozinho nascera em um domingo.

6)  no trecho “Na escola, aquele que então fora considerado o melhor aluno, passou a ser o pior”, temos:
a) (   ) melhor e pior são adjetivos do grau comparativo de superioridade.
b) (   ) melhor e pior são adjetivos do grau superlativo.
c) (   ) melhor e pior são locuções adjetivas.
d) (   ) melhor e pior são substantivos de  Joãozinho.

7) “Era o neto de Dona Eneida, costureira famosíssima da região.” Nesta frase temos:
a) (   ) costureira -  adjetivo para Dona Eneida.
b) (   ) Dona – Imperativo de Eneida.
c) (   ) famosíssima – superlativo para Dona Eneida.
d) (   ) neto – adjetivo para Joãozinho.

8) (   ) Na frase “Na escola era o estudante que sempre se destacava.¨ se é:
a) (   ) pronome do caso reto.
b) (   ) pronome do caso oblíquo.
c) (   ) objeto direto.
d) (   ) locução adjetiva.

9)  Na frase “Joãozinho foi crescendo e os por quês foram surgindo.” Joãozinho pode ser substituído por:
a) (   ) ele que é um pronome do caso reto.
b) (   ) ele que é um pronome oblíquo.
c) (   ) tu que é pronome do caso reto  e está na segunda pessoa do singular.
d) (   ) lhe que é pronome do caso oblíquo.

10) “Era o neto de Dona Eneida” – Dona neste caso é:
a) (   ) trata se de que Joãozinho era propriedade dela.
b) (   ) primeiro nome antes de Eneida.
c) (   ) pronome de tratamento.
d) (   ) uma simples maneira de falar com as pessoas mais velhas.