Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

V E R B O

Veja:
Fernando jogou a pedra no gato.
(Jogar indica uma ação.)
Ele não ficou com medo do gato.
(Ficar indica um estado.)
Ventava muito na toca do gato.
(Ventar indica um fenômeno da natureza.)
As palavras jogar, ficar e ventar são verbos.
Verbo é a  palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.
O verbo varia em número e pessoa.
O verbo apresenta-se em três pessoas no singular (eu, tu, ele) e três pessoas no plural (nós, vós, eles).
Veja:
Pessoa          singular                plural
    1ª           eu canto     →    nós   cantamos
    2ª      →     tu  cantas   →     vós   cantais
    3ª      →     ele canta    →     eles  cantam
·        Os tempos do verbo indicam o momento ou a época em que se realizam os fatos. Os tempos do verbo são três:
a)     Presente: Agora eu canto.
b)    Pretérito (passado), sendo três: Pretérito imperfeito eu cantava no banheiro – pretérito perfeito ela cantou no coral – pretérito mais-que-perfeito Quando cheguei, ela já cantara minha música preferida.
c)     Futuro, sendo dois: futuro do presente eu cantarei aquela canção – futuro do pretéritoPensei que ele também cantaria.
·        Os modos do verbo indicam a maneira, o modo como os fatos se realizam. Os modos do verbo são três:
a)     Modo indicativo: indica um fato certo, real.
veja:
eu ganhei um presente.
Ele joga futebol no Independente Atlético Clube de Tucuruí.
Nós iremos  ao cinema.

b)    Modo subjuntivo: indica um fato incerto, duvidoso.
Normalmente precedem das palavras que, quando ou se.
Veja:
Vocês querem que eu parta logo?
Quando nós comprarmos o cavalo pardo...
Se eu ganhasse bastante dinheiro, eu...
c)     Modo imperativo: indica uma ordem, uma proibição, um pedido, um conselho, um convite.
Veja:
Pare, agora! ordem
Não coma o doce! proibição
Por favor, não pise na grama! pedido
Tome cuidado com as más companhias! conselho
Venha tomar o leite! → convite
·        As formas nominais do verbo indicam um fato de maneira impessoal. As formas nominais do verbo são três:
a)     Infinitivo: cantar, correr, partir, etc. Nesta forma, o verbo não tem tempo de conjugação.
b)    Gerúndio: cantando, correndo, partindo, etc.
c)     Particípio: cantado, corrido, partido, etc.
·        As conjugações do verbo são três e têm as terminações ar, er/or e ir:
1ª conjugação (ar): andar, falar, amar, etc.
2ª conjugação (er, or): vender, esquecer, pôr, etc.
3ª conjugação ( ir): partir, dividir, cair, etc.
Atividades propostas:
1.     Sublinhe o verbo e escreva se ele está no presente, pretérito ou futuro:
a)     A menina falará.
b)    A menina dançou.
c)     A mulher lê.
d)    O gato miou.
e)     O menino ri.
f)      Trovejou a noite toda.
2.     Complete com as terminações ar, er, or ou ir e escreva a conjugação do verbo:
a)     Rez___ = _________________
b)    Pint___ = _________________
c)     Escrev___ = _______________
d)    Com___ = ________________
e)     Part___ = _________________
f)      Caminh___ = ______________
g)     Assist___ = ________________
h)    Rep___ = _________________
3.     Escreva o modo dos verbos destacados:
a)     Andei a cavalo.
b)    Se eu comprasse esta casa!
c)     Maria, venha aqui!
d)    Ela cantava muito bem.
e)     Espero que partas logo!
f)      Estude bastante para a prova!
4.     Passe para as formas infinitivo, gerúndio e particípio, os verbos:
a)     correr:
b)    parar:
c)     roubar:
d)    cair:
e)     partir:
f)      perder:


Nenhum comentário:

Postar um comentário